Para conscientizar a população e esclarecer sobre as principais dúvidas e mitos que existem sobre os procedimentos da doação, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), unidade Balsas iniciou nessa terça-feira (09), uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea.
Com objetivo é criar um banco de doadores em Balsas a campanha foi denominada dê esperança a vida “Doe Medula Óssea”
Assista a matéria exibida no Jornal da Capital – TV Capital, Canal 8, afiliada à REDE TV – Imagens de Jozimar Souza, edição de Gil Silva e reportagem de Diego Costa.
DOAÇÃO DE MEDULA
Há duas maneiras de se coletar medula óssea. O primeiro modo é a coleta pelo osso da bacia, com uma agulha na região da nádega, o procedimento dura 60 minutos e é feito com anestesia. O doador fica um dia em observação após o término do procedimento.
O segundo modo é a coleta pela veia. O doador toma um remédio durante cinco dias para aumentar a produção de células-tronco. No sexto dia, as veias do doador estão cheias de células-tronco. O sangue pode ser filtrado por uma máquina que retira as células-tronco e devolve o sangue para as veias.
O Maranhão se informa aqui
Mutirão da Visão em Balsas tem procura acima das expectativas
A campanha vai até o dia 11 de julho; os doadores podem comparecer ao Hemomar dás 8:00 ás 17:00hs. #OMaranhaoSeInformaAqui