A I Feira de Expsoição de Produtos da Agricultura Familiar, Agroangelim, aconteceu nesta quinta-feira (10). Associações de pequenos produtores e moradores das comunidades adjacentes buscaram apoio da Prefeitura Municipal de Balsas, que em parceria com o Sebrae, Aged, Agerp, Banco do Nordeste. Com a participação de várias empresas do setor agro, dos feirantes das associações; dos feirantes da Pendenga e da feirinha do artesanato que expuseram: produtos da agricultura familiar, artesanatos, máquinas e insumos agrícolas.
Na programação da feira, sete palestras técnicas e orientações para os pequenos produtores, com os seguintes temas:
Oportunidades de negócios para agricultura familiar.
Linhas de Crédito para a Agricultura Familiar.
Uso correto e seguro de agrotóxicos e destinação ambientalmente correta de suas embalagens vazias.
Agroindústria Familiar.
Banco Comunitário de sementes Biofortiificadas.
DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf/ CAR- Cadastro Ambiental Rural / PRONAF- Programa Nacional da Agricultura Familiar.
Aquisição de veículos pelos MAIS ALIMENTOS.
Energia Solar e Irrigação e Drenagem.
Segundo Juan Ataíde, consultor do Sebrae a feira do agricultor familiar é importante pois 84% da mão produtiva e 80% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros vem da agricultura familiar. O agronegócio produz para exportação. “A agricultura familiar abrange uma mão de obra muito grande, e precisava a parte da comercialização através dos programas governamentais e apoio para o agricultor produzir mais e melhor com o uso de tecnologias”.
O presidente da Associação dos Pequenos Horticultores, Nilton Maia, destacou que a realização da Agroangelim representa uma grande conquista para agricultura familiar. Uma oportunidade para os pequenos produtores expor seus produtos, demostrando crescimento que o setor vem alcançando na produção, na comercializar e melhorias na renda dos pequenos produtores.
Moisés Coelho, presidente da Câmara de Vereadores de Balsas ressaltou que a realização da Agroangelim vai estimular o agricultor familiar a produzir mais e melhor, com tecnologia e apoio. “Câmara de vereadores; a equipe do prefeito não mediram esforços na realização do evento. Agroangelim será a porta de abertura para muitos outros eventos de incentivo aos pequenos produtores no município”.
Celso Henrique Borgneth, vice-prefeito lembrou que desde o início, a gestão tem atuado na aquisição de máquinas e tratores agrícola. “Só este ano já foram gradeados mais 60 mil hectares de terra para agricultores familiar. Melhoramos as estradas vicinais; apoiamos a construção de tanques para a piscicultura e garantimos assistência técnica para muitos dos pequenos produtores”.
O prefeito de Balsas, Dr. Erik Augusto, falou da importância da agricultura familiar para a economia do município. “Através dos programas de compras governamentais estamos comprando dos agricultores familiar e colocando na alimentação escolar. Essas medidas melhora a vida do pequeno produtor, evita o êxodo rural e faz com que o dinheiro circule na região. Essa feira traz palestras tecnologias, informações para o pequeno agricultor para melhorar ainda mais a atividade no município. Esse mês teremos uma grande feira do Agronegócio que é Agrobalsas, isso mostra Balsas como um celeiro de produção de grãos mundial. Mas também um grande produtor na agricultura familiar”.
O Maranhão se informa aqui
Colisão frontal entre caminhonete e moto deixa dois feridos graves
Produtos da agricultura familiar são entregues para merenda escolar
#OMaranhaoSeInformaAqui