O morador da localidade Miritiba, Alto Gerais de Balsas, Raimundo Barbosa da Silva, usou a tribuna da Câmara de Vereadores em sessão realizada nesta segunda-feira (25) com objetivo de relatar as péssimas condições em que se encontra a educação e o transporte escolar na região e buscar ajuda dos parlamentares para resolver os problemas.
Ele relatou que Escola Municipal São Benedito, no povoado Porto do Isidoro, que atende 164 alunos de diversas localidades adjacentes e conta com apenas 4 salas, está com sua estrutura física bastante comprometida, o telhado com goteiras, em péssimas condições, sem forro, piso quebrado, ambiente quente (principalmente no horário da tarde), o que dificulta o trabalho dos professores e o aprendizado dos estudantes.
Situação do transporte escolar
As estradas da região estão em péssimas condições, inclusive já foram usadas máquinas de uma fazenda para melhorar trechos em que os carros não podiam mais passar. Em algumas rotas que atendem os povoados mais distantes, os alunos são levados pela manhã e retornam apenas no finalzinho da tarde, tendo que passar o dia todo na escola, que não tem espaço para atividades no contraturno ou práticas esportivas.
Educação infantil
30 crianças da educação infantil estão sem aulas por falta de professores e espaço.
“Compreendemos que a gestão tem feito um bom trabalho e que as demandas do município são muitas, mas essa é uma situação que está no limite, prejudicando centenas de pessoas. Recorremos à Câmara para buscar, junto ao prefeito e a secretaria de educação, uma solução para esse caso”, disse o morador.
O vereador Professor Nelson recebeu, em seu gabinete, o casal de moradores Raimundo Barbosa da Silva e Adeniza Cavalcante de Souza e ouviu atentamente as reivindicações.
“Foi de muita valia eles trazerem ao nosso conhecimento esses problemas. É uma região distante da sede do município e é muito bom quando a comunidade se manifesta, apresentando os problemas. Vamos formar uma comissão de vereadores para irmos até o secretário de educação e ao prefeito Erik para darmos uma resposta a essa demanda da comunidade. Vamos pedir a contratação de um professor da educação infantil e estamos esperançosos de que os problemas sejam solucionados. O povo da região é carente da assistência do poder público. A comunidade merece nossa atenção e respeito”, declarou.
O Maranhão se informa aqui
Deputado Márcio Honaiser parabeniza Loreto por seus 81 anos