Uema aborda tecnologia, inovações e perspectivas em seminário
III Seminário Agronômico Sul Maranhense tratou das perspectivas das inovações e tudo que há de mais moderno no cenário agronômico.
A Universidade Estadual do Maranhão realizou o III Seminário Agronômico Sul Maranhense, no período de 19 a 22 de março, sob o tema: tecnologia, inovações e perspectivas.
Segundo Adriana Araújo Diniz, coordenadora do seminário e do curso de Agronomia da Uema Campus/Balsas, os quatro dias de evento atenderam às expectativas. “Foram cerca de 190 inscritos. O público era composto de estudantes de graduação em Agronomia da Uema, Unibalsas, Unopar, IFMA/S. R. Mangabeiras e alguns profissionais de fazendas da região”.
Objetivo foi tratar das perspectivas das inovações e tudo que há de mais moderno no cenário agronômico. Para isso, se fizeram presentes palestrantes a nível nacional para as palestras e minis cursos que foram ofertados, como a cultura da Moringa, ciclagem de nutrientes no cerrado e cultura do algodão.
O diretor do Campus, professor Luciano Façanha Marques, disse que o seminário busca apresentar novas alternativas para os alunos. “Além do milho e da soja, temos outras alternativas; o algodão já é uma realidade e tivemos apresentação da cultura da moringa, uma alternativa para a diversificação da propriedade rural”.
O curso de agronomia do Cesba/Uema conta com várias parcerias para a realização de estágios dos alunos, como: Fazenda Santa Fé, Fazenda Santa Luzia, FM Agro, Fisioplant, Agromina, Evoterra, Projetisa, Laboratórios Terra Brasileira, entres outros. O acordo de cooperação entre a Uema e a empresa que concede o estágio tem vigência de dois anos.
Engenheiro Agrônomo e especialista em Segurança do Trabalho, Irapuan Antônio Nunes destacou que um seminário desse porte mostra a maturidade do curso de Agronomia da UEMA.
“A ideia da minha palestra é convocar os acadêmicos e colegas agrônomos para que eles enxerguem a agronomia como uma ciência que é extremamente eclética e permite atuação em várias áreas, como no tema da palestra, Segurança e Saúde no Trabalho, voltado para o agronegócio. Essa área trata da preservação da vida e da segurança. Atualmente, as empresas e os trabalhadores estão mais conscientes de suas reponsabilidades e que necessitam conhecer e cumprir as regras”.
Foram premiados os três melhores trabalhos apresentados no Seminário:
3º lugar: Johnny Herberthy Martins Ferreira, com Análise da expansão da produção de soja em Balsas (MA);
2º lugar: Beatriz Sousa de Miranda, Elane Ferreira do Nascimento, Katechellen dos Santos Arruda e Leandra Matos Barroso, com Educação alimentar e nutricional na primeira infância com foco na formação de hábitos alimentares saudáveis;
1º lugar: Joyce Aparecida de Araújo Carvalho, com Produção de alimentos e uso de técnicas agrícolas.
O Maranhão se informa aqui
Criminosos armados invadem residência e levam uma moto no Residencial Veneza