A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/Campus Balsas realizou, nesta sexta-feira (07), solenidade de certificação para 36 alunos da terceira idade participantes do Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI) nas turmas de Alfabetização e Letramento e de Educação Básica.
Promover atividades gerontagógicas intergeracionais a fim de possibilitar a inserção de pessoas idosas na Universidade, proporcionando trocas de saberes com vistas à inserção social e melhoria da qualidade de vida é o eixo norteador da UNABI.
Em discurso, a coordenadora do programa, professora Teresinha de Jesus Maia Lima, disse que o UNABI é uma modalidade da educação que trabalha a autoestima, a cultura e valores de gerações, realizando ações de caráter técnico, científico, em uma perspectiva intergeracional.
O programa está presente em todos os campus da UEMA no estado. Em Balsas, as duas primeiras turmas foram organizadas em 2018.
Vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique Borgneth, que representou o prefeito Dr. Erik Augusto na solenidade, parabenizou os alunos e a universidade pela realização do projeto e comentou que, para a gestão, é uma honra estar junto em um programa social tão relevante, que gera qualidade de vida aos idosos, melhorando a saúde mental, social e física dos mesmos, o que é importante na formação de uma sociedade moderna.
O professor Luciano Façanha Marques, diretor da UEMA Campus Balsas, destacou que, no Unabi, havia idosos de até 80 anos sendo ensinados por jovens de 20 anos estudantes de pedagogia. “É um compartilhamento de saberes e informações. Tivemos uma parceria importante com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foi um somatório de esforços que cooperou para estarmos concluindo com a formatura de 36 alunos. A maioria deles nunca havia entrado na faculdade. Durante um ano, participaram ativamente da vida universitária. A turma de Letramento saiu do curso lendo e escrevendo e a de Formação Básica aprendeu sobre direito e estatuto do idoso, turismo e lazer, entre outras matérias. Estamos com o projeto em andamento para oferecer, em 2019, novas turmas”, disse Façanha.
Em 2019, o programa ofertará entre 50 e 60 vagas. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Para o idoso participar do programa, são disponibilizadas vagas para o CRAS, que já trabalha com pessoas da terceira idade, mas também são oferecidas na própria universidade. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode ir até a UEMA e se inscrever para participar.
O Maranhão se informa aqui
Prefeitura de Balsas inaugura reforma ampla e entrega carteiras novas para escola