Ex-secretário preso na Operação Sermão dos Peixes é solto a mando da justiça
Ricardo Murad estava preso desde a última quinta-feira (18), após a deflagração pela Polícia Federal (PF) de novas fases da Operação Sermão aos Peixes, que apura desvio de recursos públicos na saúde no Maranhão.
A Justiça concedeu neste sábado (20) um habeas corpus ao ex-secretário de saúde do Maranhão, Ricardo Murad. A decisão foi da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1).
Na decisão, a desembargadora acolheu os argumentos da defesa de Ricardo Murad de que as buscas necessárias à investigação haviam sido realizadas e que a apuração remonta a fatos de 2011 a 2013.
Murad é cunhado de Roseana Sarney (MDB), ex-governadora do estado, e foi secretário estadual entre 2012 e 2014, durante o quarto mandato de Roseana no Maranhão.
O ex-secretário de saúde estava preso desde a última quinta-feira (18) após a deflagração pela Polícia Federal (PF) da sexta fase da Operação Sermão dos Peixes, chamada de Peixe de Tobias, que apura desvio de recursos públicos na saúde no Maranhão.
A PF apurou indícios de que, entre os anos de 2011 a 2013, aproximadamente R$ 2 milhões destinados ao sistema de saúde estadual foram desviados para uma empresa sediada na cidade de Imperatriz (MA). A polícia verificou ainda pagamentos mensais a blogueiros.
Veja outras notícias
SEMA discute criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Balsas
Deputado eleito, Márcio Honaiser visita secretarias de estado
Fonte: G1/MA entrou em contato, mas a defesa de Ricardo Murad não quis comentar sobre o processo.