Os bancários anunciaram nessa quarta-feira (8) uma paralisação nas agências em adesão ao “Dia do Basta” que vai acontecer em todo país nesta sexta-feira (10). Com os bancos vão começar a funcionar uma hora mais tarde.
Segundo o diretor executivo do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Cássio Valdenor, a paralisação vai atingir apenas as cidades de São Luís e Imperatriz no estado. O “Dia do Basta”, promovido pelos movimentos sindicais, vai reunir trabalhadores de vários setores em todo o país. A manifestação defende a manutenção do emprego, da aposentadoria e contra a retirada dos direitos conquistados.
Os bancários não aceitaram as propostas da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, em reunião na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), na última terça-feira (7).
Com lucro de quase R$ 80 bilhões para os bancos em 2017. A FENABAN propôs reposição da inflação para as verbas salariais da categoria (salários, vales, auxílios e PLR). A duração do novo acordo seria de quatro anos. Segundos os bancários a proposta não reflete em um aumento real e não garante a manutenção de inúmeros direitos conquistados.
“A partir do dia 15 serão realizada manifestações em todo o estado do Maranhão e caso os banqueiros não envie outra proposta a categoria poderá fazer uma paralisação no dia 21, que seria organizada pelo Sindicato dos Bancários”, destacou Cássio Valdenor
Os bancários reivindicam condições relacionada à saúde, fim das metas, defesa do emprego, manutenção do padrão de contratação e melhores condições de trabalho.