DestaquesSaúdeSem categoria

Servidores da saúde são capacitados para vacinação contra a pólio e o sarampo em Balsas

Nos dias 30 e 31 de julho, 200 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e 60 profissionais de saúde da sala de vacina, técnicos, enfermeiros e profissionais do nível superior do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), do município de Balsas, participaram de oficina de preparação para a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo.

A campanha de vacinação é para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que será realizada no período de 6 a 31 de agosto. O Dia D da campanha será no dia 18. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para Balsas é que sejam vacinadas 7.211 crianças.

Segundo a enfermeira Lucimara Moura, da equipe de imunização, o objetivo foi preparar a equipe para falar a mesma linguagem, passar as mesmas informações para os pacientes e atuações técnicas durante a campanha de vacinação. “Precisamos ter conhecimento da nossa realidade. Os ACS terão papel importante, trabalhando de forma estratificada, ou seja, crianças em cada micro área por faixa etária: quantas crianças de 1 ano, 2, 3, 4 anos”, disse.

Todas as crianças, a partir do dia 06 de agosto, deverão comparecer a uma unidade básica de saúde (posto) para receber uma dose da Vacina Tríplice Viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, mesmo que esteja com a vacinação em dia, e também uma dose da Vacina Oral contra Pólio (VOP), a paralisia infantil.

Além da capacitação para os profissionais que atuarão na campanha, a coordenação de imunização em Balsas realizou um planeamento para atuar no município. A vacinação na zona rural já teve uma etapa nos povoados Aldeia, Rio Coco, Jenipapo, Angelim e Santa Luzia, que terão uma segunda etapa no período da campanha. Quarta-feira, 01 de agosto, uma equipe sairá para fazer vacinações nas regiões dos gerais de Balsas. No sábado, 04 de agosto, uma equipe estará atendendo a população nos residenciais Veneza I e II. No sábado seguinte, dia 11, será a vez dos conjuntos Jocy Barbosa e Emerson Santos, onde será instalada uma tenda para vacinar as crianças da região. Dia 18 de agosto todas as unidade básicas de saúde estarão abertas das 8h às 18h e também terá um posto de atendimento no conjunto Jocy Barbosa, em frente a creche.

“A vacina não estará disponível para a população geral, como está saindo na mídia, afirmando que é pra vacinar todo mundo, mas isso não é verdade. A população da fase adulta já foi vacinada em algum momento. É quase impossível que as pessoas que já tiveram sarampo peguem outra vez”, finalizou Lucimara Moura.

Durante todo o período da campanha, os pais poderão levar seus filhos ao posto de saúde mais próximo munidos com a carteira de vacinação.

Sarampo

É uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre e manchas vermelhas acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza, conjuntivite.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo