Diário Sul Maranhense

Batavo em Balsas e Morrinhos em Alto Parnaíba terão pontos digitais da Corregedoria de Justiça

Facilitadora Thaline Vila Nova, do Ponto Digital de Tasso Fragoso, faz atendimento pelo Balcão Virtual da 3ª Vara de Balsas (Foto/Reprodução)

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) vai instalar mais dois Pontos de Inclusão Digital (PID) do programa “Justiça de Todos” nesta semana, nos dias 12 e 13 de março, ampliando o acesso à Justiça aos moradores das zonas rurais das comarcas de Alto Parnaíba e Balsas, na região Sul do Maranhão.  O programa conta atualmente com 117 Pontos Digitais instalados, e até o final de abril deve alcançar 120 salas que garantem à população residente em localidades onde não há fórum, acesso aos serviços do Poder Judiciário estadual e de todos os órgãos do Sistema de Justiça.

Na terça-feira, dia 12, será a vez do Povoado Morrinhos, distante 62 km da zona urbana do Município de Alto Parnaíba, receber um Ponto Digital. Essa sala do Justiça de Todos além de atender a comunidade local, vai encurtar pela metade, a distância percorrida por moradores dos quilombos Macacos, Brejinho e Curupá, situados em área de difícil acesso no extremo Sul do Maranhão, próximo à divisa com o Estado do Tocantins.

Já na quarta-feira, dia 13 de março, o Poder Judiciário vai instalar um Ponto Digital em Batavo, povoado que fica localizado a 200 km da sede do município, Balsas. A Comarca de Balsas é a maior em área territorial do Estado, e além da sede possui outros quatro termos judiciários: Tasso Fragoso, Nova Colinas, São Pedro dos Crentes, e Fortaleza dos Nogueiras, já interligados desde o dia 5 de agosto de 2022 pelo Justiça de Todos

O programa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) efetivado a partir do dia 10 de maio de 2022, no início da atual gestão do desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça, tem parceria com as prefeituras locais e já realizou mais de 4 mil atendimentos. Os serviços mais utilizados ao longo de quase dois anos, foram videoconferência em audiências e sessões do Tribunal do Júri (39,2%); balcão virtual (34,9%); consulta processual (27,7%); e atendimento da Defensoria Pública Estadual (9,5%). A soma dos resultados é maior que 100%, pois os usuários podem fazer mais de um atendimento por vez.

A sala situada no termo judiciário de Peritoró foi a que mais realizou atendimentos até o momento, com 19,1% do total. Em seguida aparece o termo de Ribamar Fiquene com 7,3%; Governador Edison Lobão, 6,2%; Aldeias Altas com 5,2%; e o Distrito de Cajazeiras (Codó) com 4,7%.

O Maranhão se informa aqui – Câmara Municipal de Balsas projetos de leis, requerimentos e indicações

Os Pontos de Inclusão Digital (PID) do programa “Justiça de Todos” serão instalados nos dias 12/03 em Morrinhos e 13/03 na Batavo, ampliando o acesso à Justiça aos moradores das zonas rurais de Alto Parnaíba e Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça

Deixe seu comentário