Diário Sul Maranhense

Discutido plano de trabalho para implementação da Inpasa Brasil em Balsas

Reunião para implementação da Inpasa Brasil em Balsas (Foto/Reprodução)

A primeira reunião promovida pelo Governo do Maranhão com instituições, entidades e órgãos aptos a contribuírem no processo de instalação da indústria Inpasa Brasil no Maranhão, foi realizada na manhã desta terça-feira (31 de outubro).

Conduzida pelo secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a reunião contou com representantes das secretarias de Estado do Trabalho, da Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), entre outras instituições.

Também participaram da reunião representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional da Indústria (Senai), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), Seviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).

A reunião contou ainda com representantes do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Apredizagem do Transporte (Sest/Senat), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Associação Comercial do Maranhão, da Federação das Associações Empresariais do Maranhão, da Associação dos Jovens Empresários e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão.

O secretário Júnior Marreca reforçou a importância da mobilização das entidades em prol do projeto da Inpasa. “Seguindo o direcionamento do governador Carlos Brandão, estamos realizando a primeira reunião de trabalho para a instalação da Inpasa e buscamos todos esses parceiros que nós sabemos ter capacidade de somar na implantação dessa grande indústria no Maranhão. E o fruto desse trabalho será a formação de uma mão de obra altamente qualificada para atender não somente a demanda da Inpasa, mas de todo e qualquer grande empreendimento que se instalar em nosso estado, garantindo ao maranhense oportunidade de crescimento profissional, emprego e renda”, comentou o secretário Júnior Marreca.

O vice-presidente executivo da Fiema, Luiz Fernando Renner, colocou o Sistema S à disposição para contribuir com a Inpasa e destacou o impacto do empreendimento para a indústria maranhense. “É um empreendimento ímpar na América Latina, que no Maranhão será capaz de gerar inúmeros empregos, diretos e indiretos e que, com certeza, vai impactar positivamente na cadeia produtiva do milho e do álcool, trazendo ganhos significativos para a nossa economia”, afirmou.

Plano de Trabalho

Neste primeiro momento, serão discutidos a formação de dois cadastros fundamentais para a instalação da Inpasa no Maranhão: o banco de fornecedores e de mão de obra. Na ocasião, o gerente corporativo de suprimentos, Thiago Mattos, apresentou o fluxo da empresa para parceria de negócios e destacou o papel fundamental das entidades empresariais como aceleradoras no desenvolvimento da cadeia de fornecedores da Inpasa no estado.

A gerente corporativa de desenvolvimento organizacional e atração, Adriane Viana, apresentou a demanda de perfis profissionais para a primeira fase de instalação da indústria e dialogou com representantes das universidades e instituições de formação profissional sobre possíveis parcerias para capacitação de pessoal.

Além das apresentações, os representantes da Inpasa também tiveram reuniões técnicas onde foram definidas as diretrizes para execução do plano de trabalho, que deverá ter um segundo momento de discussão a ser realizado ainda neste mês de novembro, na cidade de Balsas.

O Maranhão se informa aqui – Policiais Militares que ingressaram na reserva recebem homenagem da Câmara de Balsas

Foram discutidos pelo governo e instituições a formação de dois cadastros fundamentais para a instalação da Inpasa no Maranhão: o banco de fornecedores e de mão de obra. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário