O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), participou da 22ª edição da ExpoSertão, realizada no período de 8 a 11 deste mês, no município de São João dos Patos. Na oportunidade, os técnicos da Sagrima promoveram orientações técnicas sobre o cultivo de peixes e camarões. O espaço também serviu para dialogar sobre as demandas dos produtores rurais da região.
Durante o encontro com os produtores, o secretário da Sagrima, Diego Rolim, ouviu as demandas da categoria e reforçou o compromisso do governador Carlos Brandão com o agronegócio. “Ouvimos os produtores para saber quais são os seus anseios e o que eles esperam do Estado. Assim, podemos atender às demandas do setor, sempre norteados pelas políticas de sustentabilidade e paz no campo, que são determinações primordiais do nosso governador”, destacou.
Ainda durante o diálogo, que ocorreu na última sexta-feira (9), foram pautados o apoio técnico e o investimento, por parte do Governo, às produções locais como grãos, citricultura, gado de corte e leiteiro, entre outros. “Propor esses diálogos durante as feiras é essencial para conhecermos mais das potencialidades do Maranhão e, em trabalho conjunto, impulsionarmos o agronegócio de todo o território maranhense”, completou o secretário Diego Rolim.
Os produtores rurais, bem como estudantes e o público em geral, também puderam receber orientações técnicas sobre psicultura. No stand da Sagrima, foram expostos aquários e um tanque suspenso, com peixes nativos e exóticos, onde os técnicos forneciam informações sobre a nutrição dos peixes, práticas de manejo, biometria e qualidade da água, entre outros tópicos.
Já no sábado (10), a Sagrima promoveu palestra com o tema carcinicultura, em que os técnicos da secretaria destacaram as potencialidades para criação do camarão da espécie Lithopenaeus vannamei na região de São João dos Patos. O objetivo foi apresentar as potencialidades do cultivo dessa espécie em águas de baixa salinidade.
Além disso, os servidores se mobilizaram durante o evento para conscientizar os visitantes acerca da importância da vacina contra à febre aftosa. Eles destacaram a meta do Governo do Estado em tornar o Maranhão zona livre da febre aftosa sem vacinação e os impactos positivos na economia maranhense caso a meta seja alcançada.
Para a secretária de Meio Ambiente de São João dos Patos, Jaqueline Santana, o apoio do Governo do Maranhão fortalece a realização das feiras agropecuárias. “Nós agradecemos a participação da Sagrima, pois é muito importante ter o Governo presente para o desenvolvimento do nosso município. Tê-los durante os quatro dias de feira nos fortifica e estimula para realização de mais edições da ExpoSertão”, afirmou.
O Maranhão se informa aqui – Balsas celebra 70ª Missa do Vaqueiro com cavalgada e festa no Parque de Vaquejada
Realizada no municipio de São João dos Patos. Destaque para orientações técnicas sobre o cultivo de peixes e camarões. #OMaranhaoSeInformaAqui