A cidade de Formosa da Serra Negra, situada na área da comarca de Grajaú, viveu um momento solene durante a realização de um casamento comunitário para 113 casais de moradores, pelo Poder Judiciário, na tarde de 17 de maio, na Praça Zuza Pires, na Avenida Juscelino Kubitscheck.
A cerimônia foi realizada pela 2ª Vara de Grajaú, em parceria com a Prefeitura Municipal e o cartório do Ofício Único de Formosa da Serra Negra, que recebeu a documentação de noivos e noivas para a inscrição no projeto “Casamentos Comunitários” e habilitou os casais para a união civil, gratuitamente.
Os casais participantes, de baixa renda, não arcaram com as custas cartorárias para o registrar o ato civil, que são reembolsadas pela Justiça, por meio do Fundo de Registro Civil criado pelo Judiciário para compensar os cartórios pelos atos gratuitos.
MOMENTO SOLENE COM DECORAÇÃO ESPECIAL
A praça de eventos foi preparada para o momento solene, com decoração especial, iluminação colorida, tapete, arranjos florais, mesa de bolo de quatro andares, doces e música ambiente com dupla de cantores. Os casais especiais da cerimônia fizeram entrada solene, acompanhados por pajem e daminhas, representando os demais, em sua maioria vestidos de branco.
A juíza Nuza Maria O. Lima (titular da 2ª Vara de Grajaú), presidiu a solenidade e celebrou, individualmente, a maioria das uniões, com o auxílio da juíza de paz Alcilene Alves Pinheiro Lima e o apoio de uma equipe de servidores da unidade.
Compareceram à cerimônia o prefeito de Formosa da Serra Negra, Cirineu Rodrigues Costa; o vice-prefeito Edimilson Moreira; o registrador do cartório do Ofício Único, Emiliano Moreira Aquino; o padre João Carlos M. Cavalheiro e o pastor Benício Conceição Sousa, que ministraram bênçãos aos casais.
CASAIS ESPECIAIS
Os primeiros casais a oficializar a união civil foram Mayro Santos Gomes e Carmem Lúcia Pereira Santos, o mais jovem, ambos com 17 anos; Servilio dos Santos Paiva e Aramilha Andrade Oliveira, grávida de cinco meses e o casal mais idoso, e Fidelis Aguiar e Maria Evangelista Mourão, ambos com 70 anos.
Um dos casais celebrou a união por meio virtual: Francimar Souza da Conceição e Kaciane Santos Souza. A noiva participou do leito hospitalar, pois deu à luz recentemente.
A cerimônia foi encerrada com a entrega de brindes aos casais e uma queima de fogos de artifício marcou o encerramento da programação do projeto na cidade.
O Maranhão se informa aqui – Márcio Honaiser recebe dos técnicos da Infraero relatório de vistoria do Aeroporto de Balsas
Os destaques da cerimônia foram o casal mais jovem, ambos com 17 anos; o casal mais idoso, ambos com 70 anos e o caso da noiva que se encontrava no leito hospitalar, após dá a luz ao filho. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Assessoria de Comunicação Corregedoria Geral da Justiça