Diário Sul Maranhense

Prefeitura inicia preparativos para a realização do Verão Balsas 2023

Descida de boia e balsa são atrações no Verão Balsas 2019 - Foto Julimar Queiroz

A Prefeitura Municipal de Balsas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, iniciou o planejamento e preparativos para a realização do Verão Balsas 2023. Evento que tem se tornado o marco do turismo no sul do Maranhão, atraindo milhares de turistas do Brasil e do mundo.

De acordo com Roberto Marques, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a prefeitura trabalha uma política no sentido de valorizar o patrimônio natural, cultural e histórico do município. No caso do patrimônio natural, o rio Balsas e a sua principal área de lazer que é a trilha fluvial de descida de boia do Porto do Canaã até a zona urbana de Balsas, com excelente balneabilidade.

O planejamento prevê para o mês de maio, início dos processos de limpeza e a sinalização das margens do rio, além do processo de orientação aos usuários: banhistas, condutores de embarcações, quanto a implementação da lei municipal do uso e zoneamento do Rio Balsas, garantindo segurança para banhistas, condutores de embarcações e demais usuários do rio.

A lei de zoneamento dividiu o rio em três partes (saiba mais)

Zona de Uso Intenso, compreende a faixa de água e suas margens, desde a rampa de acesso existente da Associação de Cabos e Soldados, no bairro Flora Rica, até a rampa de acesso ao rio, localizado no empreendimento Prime Rio, abaixo do bairro Manoel novo. Nesta região tem o maior número de pessoas no rio.

Zona de Uso Moderado, compreende a faixa de água e suas margens desde a rampa de acesso existente da Associação de Cabos e Soldados, no bairro Flora Rica até o porto Canaã. É a região de intensa descida de boias. No período do Verão Balsas chegam a 2.000 boias descendo por dia

Zona de Uso Controlado, compreende a faixa de água e suas margens desde o posto Canaã até as nascentes do Rio Balsas; e, desde a rampa de acesso existente no Prime Rio, até a divisa de Balsas com município de Sambaíba.

No espaço entre a Ponte de Cimento e a Ponte de Madeira, no perímetro central de Balsas, serão instaladas sinalizações com boias na calha central do rio, para controlar a passagem dos condutores de embarcação. Haverá dois atracadouros, próximos à Ponte de Madeira, para que os condutores possam atracar suas embarcações e se dirigir a pé para os bares e restaurantes da orla da beira rio.

Fiscalização

A princípio a fiscalização no rio está cargo da Marinha Brasileira, mas um convênio deverá ser assinado para que sejam treinados agentes da Guarda Municipal que posteriormente será o órgão efetivo de fiscalização e aplicação da lei no município de Balsas.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente será responsável pela manutenção, uso da margem, educação ambiental, capacitação dos prestadores de serviço nos bares, restaurantes e coleta de lixo.

 O Maranhão se informa aqui – Câmara de Balsas realiza audiência pública “Abril Laranja”, de combate a maus tratos de animais

O planejamento prevê para o mês de maio, a limpeza e a sinalização das margens do rio, orientações a banhistas, condutores de embarcações, quanto a implementação da lei municipal do uso e zoneamento do Rio Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações da matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA

Deixe seu comentário