O medo está tirando o sono de moradores e comerciantes da cidade de Riachão, de aproximadamente 20 mil habitantes. No Sul do Maranhão, a 891 km de São Luís, eles relatam que, nos últimos seis meses, a violência tem crescido: um aumento constante dos números de assaltos, roubos nos bairros e no centro da cidade. A denúncia se reflete no grande crescimento do tráfico de drogas.
Conhecida como cidade turística das cachoeiras, a cidade de Riachão, centro das Chapadas das Mesas, até pouco tempo era uma pacata, onde os moradores viviam tranquilos hoje até os lojistas tem que contratar seguranças. Mas as medidas não têm sido suficientes para coibir a ação dos bandidos.
Diante dessa situação, o presidente da Câmara Municipal de Riachão, vereador Uelto Canuto, anunciou que irá procurar o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Balsas, para pedir o aumento do efetivo policial.
“A insegurança em Riachão é sentida por todos os munícipes e turistas. O tráfico de drogas está andando solto; a atuação de facções criminosas reflete em assalto atrás de assalto. Creio que, por causa da própria droga, muitos viciados querem consumir e, por não ter dinheiro, a maneira que encontram para poder compra-la é assaltando as pessoas. Temos uma média diária de crimes alta: assaltos a pessoas e ao comércio, arrombamento de residências, roubo de motos e furtos. Temos um efetivo policial muito pequeno, com poucos PMs e poucos policiais civis, por isso os crimes não são investigados. Segunda-feira, vamos ao comando do 4º BPM em Balsas. Se não houver uma resposta para solucionar o problema, vamos até São Luís no Comando Geral da Polícia Militar, na pessoa do Secretário de Segurança Pública e do governador do estado. Enfim, uma cidade turística como Riachão não pode ficar à mercê da criminalidade”, concluiu Uelto Canuto.
O Maranhão se informa aqui – Defesa do SUAS, da infraestrutura e do agronegócio serão bandeiras do deputado Márcio Honaiser na Câmara Federal
Presidente da Câmara de Vereadores denuncia o baixo efetivo policial em Riachão, que não consegue enfrentar o aumento da criminalidade, deixando munícipes e turistas vulneráveis à ação de criminosos. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações do jornalista Marcos Paulo do Portal de Balsas