Diário Sul Maranhense

Agricultores Familiares de Balsas assinam contrato para fornecer alimentos para merenda escolar

Alimentos da Agricultura Familiar em Balsas - contrato com o PNAE - foto reprodução

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, assinou na última sexta-feira (18) em solenidade realizada em frente a Prefeitura Municipal de Balsas, o contrato que estabelece a compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e Empreendedor Familiar Rural para a merenda escolar dos estudantes da rede municipal de ensino.

Contrato firmado entre associações de pequenos agricultores familiares e prefeitura foi através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e tem como objetivo comprar aquilo alimentos naturais produzido na região e inserir na merenda escolar, formando um cardápio de grande valor nutritivo.

Além de fomentar o empreendedorismo na agricultura familiar, os alunos sentem no dia a dia os benefícios de uma alimentação saudável, elaborada com produtos frescos e colhidos dentro do próprio município. Todos os alimentos oferecidos no cardápio são acompanhados por uma nutricionista do município, o que garante uma alimentação balanceada aos estudantes.

Nilton Félix, presidente da Associação de Pequenos Horticultores do Angelim, destacou a importância do PENAE para os pequenos agricultores que tem a garantia de venda de parte da sua produção. “Um dinheiro certo, trabalhou recebeu, produzindo do feijão, macaxeira, cheiro verde, polpa de frutas e no nosso caso a fabrica de polpas e de pão”, disse.

A parceria visa incentivar os agricultores familiares a produzir mais e ter a garantia de venda daquilo que é produzido no campo.

O prefeito Dr. Erik Silva disse que comprar de pequenos agricultores é uma marca registrada da gestão. “Há cinco anos a gestão municipal vem priorizando as compras da agricultura familiar, pois entende que a agricultura familiar alavanca a economia, gerando emprego, renda e qualidade de vida. E, assinatura desse contrato vem, valorizar o nosso pequeno produtor que estão nas comunidades do município, como: Angelim, Jenipapo, Aldeia, e outros que estão produzindo produtos saudáveis, alimentos naturais, fomentando a economia do município”.

A secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Viviane Coelho, destacou que são mais de 52 pequenos agricultores que estão vendendo para os programas, além da parceria com o “Programa Cesta Verde” dá assistência social, que atua na segurança alimentar e fomenta a produção da agricultura familiar.

O Maranhão se informa aqui – Projeto Balsas Catarata Zero, inicia mutirão para realização de 250 cirurgias

São produtos naturais, produzidos sem uso de agrotóxicos que fornecem um cardápio nutritivo, para os estudantes da rede pública municipal de ensino. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário