Em ação integrada com a Receita Federal a Polícia Rodoviária Federal tirou de circulação mercadorias internalizadas no Brasil de maneira clandestina. A apreensão ocorreu durante fiscalização no município de Caxias/MA, foi dada ordem de parada a um ônibus e prontamente realizada a fiscalização do veículo. Foram encontradas 6.800 caixas de inseticidas importados do Suriname.
Constatamos que nas embalagens toda a inscrição estava em língua estrangeira e não havia registro do órgão competente. Bem como estava ausente o importador.
Na composição do pesticida em formato de incenso havia princípio ativo não orgânico e que produz malefícios para a saúde humana. E, ainda, efeitos cancerígenos.
A carga apreendida está estimada em R$ 126.000,00. As mercadorias foram recolhidas e encaminhadas para a Receita Federal pelo crime de contrabando.
Essa é mais umas das diversas ações já realizadas pelos dois órgãos que visam a garantia de recolhimento de tributos para os cofres públicos, a preservação da saúde pública e o combate à concorrência desleal.