Diário Sul Maranhense

Centro de Hemodiálise de Balsas, iniciará atendimentos no dia do 103ª aniversário da cidade

Centro de Hemodiálise destaque (Foto Julimar Queiroz)

Neste sábado 19 de março, foi inaugurado o Centro de Hemodiálise de Balsas/MA. O evento foi restrito a presença de autoridades políticas do município, do estado e imprensa.

A unidade tem capacidade para atender 60 pacientes, sendo 30 por dia, em três turnos, de segunda a sábado. O novo serviço conta com recepção, consultório, sala de triagem, direção, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores, além da sala de coordenação de enfermagem.

O Centro de Hemodiálise vai beneficiar, além da população de Balsas, os municípios como: Alto Parnaíba, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso Alto Parnaíba e outras cidades.

O equipamento contará com equipe de profissionais como médico nefrologista, enfermeiro nefrologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e técnico de Enfermagem.

Além do trabalho em Balsas, a SES, em parceria com as secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Infraestrutura (Sinfra), segue com o projeto de expansão da rede estadual de saúde. A ampliação da rede de cuidados aos pacientes que precisam realizar o procedimento de hemodiálise segue sendo uma das prioridades na área da saúde. O próximo Centro de Hemodiálise será instalado em Presidente Dutra.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, disse que a o Centro de Hemodiálise é a realização de um sonho; uma dívida do governo com o sul do estado e que foi construído com a capacidade de expansão para aumentar o número de atendimentos.

Prefeito de Balsas, Erik Silva, destacou a importância dessa inauguração para a saúde de Balsas. Muitos balsenses precisam até mudar-se para outros centros para poder ter esse atendimento médico. O prefeito lembrou que o Centro de Hemodiálise começará as suas atividades exatamente no mesmo dia em que a cidade completa 103 anos de emancipação política e administrativa.

O deputado estadual licenciado e secretário da SEDES, Márcio Honaiser, que entusiasta e lutador pela implantação do centro, participou do evento de inauguração e destacou que essa é uma luta antiga de todos os balsenses e que teve um papel importante da classe politica para que esse sonho se tornar-se realidade.

O Maranhão se informa aqui – Márcio Honaiser destaca luta e agradece ao Governo do Estado por Centro de Hemodiálise

 A unidade tem capacidade para atender 60 pacientes, sendo 30 por dia, em três turnos, de segunda a sábado e vai beneficiar os municípios do sul do Maranhão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário