Diário Sul Maranhense

Centro de Hemodiálise de Balsas será inaugurada sexta-feira, 19

(Foto: Julimar Queiroz)

O Governo do Estado entrega, nesta sexta-feira (19), o Centro de Hemodiálise de Balsas. A obra vai beneficiar pacientes com doença renal crônica da região sul do Maranhão, da qual fazem parte 13 municípios. O novo serviço integra a rede de assistência a pacientes renais crônicos que vem sendo ampliada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Centro de Hemodiálise funcionará na mesma área do Hospital Regional de Balsas e contará com 10 máquinas de diálise.

A unidade tem capacidade para atender 60 pacientes, sendo 30 por dia, em três turnos, de segunda a sábado. O novo serviço conta com recepção, consultório, sala de triagem, direção, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores, além da sala de coordenação de enfermagem.

O Centro de Hemodiálise funcionará em um anexo do Hospital Regional de Balsas

Expansão

Em 2014, estavam sob gestão estadual 25 máquinas de diálise no Hospital Dr. Carlos Macieira (São Luís), com capacidade para atender 100 pacientes. Em 2021, com a inauguração do Centro de Hemodiálise de Balsas, esse número passará a 238 máquinas na gestão estadual e capacidade instalada para tratamento de 1.428 pacientes.

Assista o vídeo da matéria exibida na TV Capital – Canal 8, Balsas/MA.

O Maranhão se informa aqui – Municípios da Regional de Balsas cumprem metas de vacinação e estado recebe 116 mil doses de coronavac 

 A unidade, que será inaugurada na sexta-feira (19), tem capacidade para atender 60 pacientes, sendo 30 por dia, em três turnos, de segunda a sábado. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário