No sul do Maranhão o pico dos casos de Covid-19 preocupa as autoridades de saúde. Nos treze municípios da região já foram confirmados quase cinco mil casos da doença e 42 mortes.
A região foi uma das últimas do estado a entrar no pico de contaminação pelo novo coronavírus. A cidade de Balsas é a que tem a maioria dos casos, são 2.995 e 27 mortes.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI do Hospital Macrorregional, que atende toda a região está em 100%, mas a direção garante que até o fim da semana a capacidade de internação vai aumentar em 50%, com a instalação de seis novos leitos.
Só em Balsas são quase 3.400 casos suspeitos de Covid-19. São pessoas que aguardam o resultado de exames ou que nem foram testadas ainda.
Com as medidas de distanciamento social em toda a região, a expectativa é que a curva de contágio comece a cair nos próximos 15 dias.
“A principal estratégia é continuar com essa orientação permanente à comunidade para que haja essa adesão às orientações epidemiológicas de higienização, uso de máscara, higienização pessoal, o distanciamento e o isolamento. Alguns municípios estão tomando medidas mais drásticas, como o ‘lockdown’. Mangabeira já anunciou para a próxima semana estar fazendo (o ‘lockdown’) e em outros municípios estão pensando em fazer”, afirma Giltarlã Lima Araújo, que é gestor da Unidade Regional de Saúde.
O Maranhão se informa aqui – Novo decreto: prefeito descarta lockdown e proíbe vendas de bebidas alcoólicas em Balsas
Nos treze municípios da região sul do estado já foram confirmados quase cinco mil casos da doença e 42 mortes. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações do G1/MA