Com o início da vacinação contra febre aftosa marcada para o dia 1º de junho no Maranhão, a Unidade Regional da Aged em Balsas, fiscalizou nesta terça-feira (26) o recebimento de doses de vacina que serão aplicadas nessa primeira etapa da campanha de vacinação vai até o dia 30 de junho.
Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados durante essa etapa com o prazo até o dia 31 de agosto para o criador fazer a comprovação da vacinação no escritório da em que sua propriedade está cadastrada.
Para evitar a aglomeração nos escritórios da Agência, os produtores não devem deixar para fazer a comprovação no prazo final estipulado. Para isso, a AGED vai oferecer o atendimento agendado nos escritórios e também a opção online, bastando acessar o site da Agência no www.aged.ma.gov.br.
De acordo com o fiscal estadual agropecuário Karlos Yuri Fernandes, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), responsável por fazer a conferência de vacinas nas casas de revendas, são checadas a quantidade de doses, o laboratório, partidas, fabricação e validade do produto, conforme informações da Nota Fiscal do laboratório. Além disso são averiguadas as condições de armazenamento e temperatura, que deve estar entre 2 e 8 graus Celsius.
“Todas as vacinas que estamos fiscalizando chegaram em condições adequadas e aptas e são liberadas para comercialização. A fiscalização no recebimento da vacina é a forma pela qual o produtor pode ter a certeza que está adquirindo uma vacina adequada e que vai garantir a imunidade do seu rebanho. Lembrando tam que os criadores também deverão vacinar contra brucelose, as fêmeas de 3 a 8 meses de idade contra tuberculose”, explicou Yuri.
Na regional de Balsas existem 10 revendedoras veterinárias que estão autorizadas para a venda de vacina contra a febre aftosa. A estimativa é de vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, que conta com aproximadamente 700 mil animais, compreendidos nos 13 municípios que compõem a regional de Balsas no sul do Estado.
No Maranhão, o último caso de febre aftosa foi registrado em 2001 no município de Governador Eugênio Barros, no sul do estado. Desde então, o estado passou da condição de risco desconhecido para área livre da aftosa com vacinação, classificação dada obtida em 2014 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O Maranhão se informa aqui – Regional da AGED em Balsas prepara campanha de vacinação contra aftosa no mês de junho
Na regional de Balsas existem 10 revendedoras veterinárias que estão autorizadas para a venda de vacina contra a febre aftosa. A estimativa é de vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos. #OMaranhaoSeInformaAqui – Com informações do G1/MA