Diário Sul Maranhense

Prefeituras do sul do Maranhão recebem doação de madeira apreendida na BR 230 

Madeira serrada - foto de arquivo reprodução

O crescente aumento de apreensão de madeiras transportada de forma ilegal na BR 230, que corta a região sul do estado do Maranhão tem beneficiado prefeituras da região que recebem a doação da madeira apreendida.  

Conforme informações do secretário Municipal de Meio Ambiente de Balsas, Rui Arruda, a BR 230 possui um movimento menor do que outras rodovias federais do Maranhão, o que a torna atrativa como rota de transporte de madeiras extraídas de forma ilegal no oeste do Maranhão e estado do Pará. 

A Polícia Rodoviária Federal – PRF com um conhecimento do território e do modus operandis dos infratores tem alcançado êxito contra os contraventores. 

“Toda madeira ilegal transportada, também teve sua supressão da natureza de forma ilegal. Pois as licenças para supressão vegetal (retirada da madeira) também habilita para transporte e comercialização da mesma”, disse Arruda. 

Na região a PRF atua com o suporte e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Quando acontece uma autuação, somos chamados para guardar a carga nas estruturas municipais até que o IBAMA órgão responsável para dá o procedimento da prisão da madeira seja acionado, como manda a legislação. Tomados os procedimentos, a madeira pode ser doada para ser utilizada em caráter social, para as prefeituras usar em obras pontes, escolas, creches e outros e para fazer ações sociais para a comunidade a famílias carentes. A madeira não pode ficar armazenada, pode estragar e perder objetivo do uso, então não fica dependendo de decisões judiciais é uma medida”, ressaltou Rui Arruda. 

Essa medida já beneficiou vários municípios na região. Balsas, Tasso Fragoso, Fortaleza dos Nogueiras e Riachão e outros com doações de madeiras irregular apreendidas. 

O Maranhão se informa aqui – Caminhão é flagrado pela segunda vez transportando madeira sem licença ambiental

Os municípios de Balsas, Tasso Fragoso, Fortaleza dos Nogueiras e Riachão receberam doações de madeiras irregular apreendidas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário