O dia de finados é um dos feriados mais tradicionais no Brasil; milhares de pessoas vão aos cemitérios prestar homenagens aos seus entes queridos. É uma demonstração da fé católica arraigada em grande parte da população. Por outro lado, muitos aproveitam a data para ganhar um dinheiro extra, vendendo velas, coroas e arranjos florais.
Nas visitas aos túmulos e jazigos, as pessoas prestam a sua homenagem aos familiares, num gesto de amor, carinho e principalmente de saudade, depositando flores, pois o Dia de Finados também é chamado de dia da saudade, da ausência física daqueles que já fizeram parte da vida de cada um.
No cemitério central de Balsas, o dia foi marcado por demonstrações de fé e diferenças nas tradições de católicos, que celebraram missas dentro dos muros do cemitério e acenderam velas nos túmulos.
Segundo a tradição católica o Cruzeiro Grande nos cemitérios serve para que as pessoas que não têm familiares e/ou amigos sepultados no local e os que não identificaram o local do túmulo dos seus entes queridos possam acender velas em favor de seus mortos, com objetivo de manter as lembranças e a memória dos entes queridos que já se foram.
Enquanto evangélicos realizaram culto, colocaram flores nos túmulos e entoaram hinos, segundo a sua fé que tem a tradição de não acender velas nos velórios e/ou nos túmulos de evangélicos tem como base uma citação de Jesus Cristo em João 8:12. “Falou-lhes, pois, Jesus, outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Conforme essa fé, aquele que está em Cisto, já tem a luz, não necessitando de outra.
O Maranhão se informa aqui
Campanha prioriza acesso a prevenção ao câncer de próstata em Balsas
Co
Milhares de pessoas visitaram oss cemitérios para prestar homenagens aos seus entes queridos já falecidos. #OMaranhaoSeInformaAqui