Diário Sul Maranhense

Conscientização, técnicas de combates a queimadas são destaque no dia D em Balsas

Simulação de combate a incêndio no dia D (Foto: Emanuel Lemos)

A cidade de Balsas/MA, sediou nesta quinta-feira, 26, o Dia “D” de Combate a Queimadas, reunindo órgãos como: Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental, Comando Tático Aéreo (CTA), Iterma e Agerper se reuniram para promover ações de combates a focos de incêndios no sul do estado.

O evento é voltado principalmente para produtores e trabalhadores rurais, como forma de difundir tecnologias alternativas ao uso do fogo na agricultura, além de apresentar a legislação vigente. Como parte das ações integradas do Governo do Estado na campanha estadual de combate a queimadas no Maranhão

Júlio Mendonça, secretário de Estado da Agricultura Familiar destacou o decreto assinado pelo governador Flávio Dino, determinando a proibição do uso do fogo para a limpeza e manejo de áreas no estado do Maranhão, promovendo o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado a todos.

“O dia D é de uma simbologia fundamental pois reúne várias instituições, com ações finalísticas que dialogam diretamente com o problema do agricultor familiar e a queimada, tratando de temas como assistência técnica a cultivo, prevenção e combate as queimadas, questões sociais dessa população carente e a inserção das práticas sustentáveis na agricultura familiar”, disse Mendonça.

Sobre a prática da roça do toco, disse: “estamos com ações fortes, alinhando movimentos sociais, prefeituras e governo do estado nesse processo de conscientização, mas sabemos que isso não muda da noite para o dia. Estamos fazendo ações de combate e a prevenção vamos ver os efeito mais adiante. As pessoas precisam estar engajadas em cumprir as responsabilidades sociais, ações simples como evitar jogar pontas de cigarro acessa na beira de estradas, fazer queimadas de qualquer forma, e juntos cuidar melhor do nosso estado”, finalizou.

Major Willys Pablo Nascimento, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, falou sobre o treinamento prático de ações de combate ao incêndio.

“O agricultor pode realizar queimadas em casos de licença ambiental emitida pelo SEMA e parecer técnico do Corpo de Bombeiros e o governo do estado achou por bem trazer todos esses órgãos até o agricultor familiar para que ele possa com menos logística, menos tempo obter essa licença e ao mesmo tempo, o dia D tem o intuito de qualificar o trabalhador através de palestras, treinamentos práticos, para realizar a sua queimada de acordo com a legislação e observando as práticas corretas evitando que o fogo se propague”, disse Willys.

No final o treinamento realizado pelo Corpo de Bombeiros, com uma simulação de combate a incêndio, usando uma aeronave da CTA, com um equipamento chamado BAMBI que que comporta 540 lts de água, pegando agua no Rio Balsas e despejando sobre o incêndio, ajudando a diminuir o foco para que o combatente florestal em solo tenha êxito no combate ao incêndio

Secretário de Estado da Sedes e deputado estadual licenciado, Márcio Honaiser, destacou os problemas que a região sofre com as queimadas e as ações do governo para solucionar o problema. Assista ao vídeo:

O Maranhão se informa aqui

Escolinha do Santos promove avaliação técnica nas unidades de Balsas e Imperatriz

Secretários da SEDES e SAF na simulação de combate a incêndios (foto Emanuel Lemos)

Bombeiros ensinaram técnicas adequadas para realização de queimadas com segurança e combater focos de incêndio. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário