Diário Sul Maranhense

Turismo ecológico inaugura Trilha da Intriga em Tasso Fragoso; Polo Chapada das Mesas

Ilha no Rio Parnaíba, atração turística da Trilha da Intriga em Tasso Fragoso/MA. (Foto de arquivo)

A ação foi uma iniciativa da Agência de Turismo Cerrados TUR, ligada ao Museu do Cerrado, em parceria com a Secretaria de Educação de Tasso Fragoso – MA, no último dia 07 de setembro e envolveu a turma do terceirão do Centro de Ensino Enéas Maia Filho (Escola da Rede Estadual), que desfrutaram de um dia inesquecível com muita cultura, trilhas e belíssimas paisagem que faz nossos olhos brilharem e acalentar nossas almas e encher nossos corações.

O roteiro da TRILHA DA INTRIGA começou com uma visita à Serra Cortada do João Dias. Segundo fatos reais o sr. João morava de um lado da serra e havia uma aldeia indígena do outro lado. O sr. João criava animais e os índios vinham capturavam os animais e levavam para abate e mantimentos. Em represália o sr. João Dias ia pra próximo de suas aldeias e os matavam, daí para empreender fuga montado em seu cavalo tinha que circular toda a serra o que era muito dependioso e cansativo.

Devido a essas dificuldades ele resolveu cortar a serra na base de machados e picaretas. O trecho cortado tem cerca de 150 metros e lugares com até três metros de altura. Assim ficaria mais fácil dele fugir após matar um índio ou outro. Os alunos logicamente ficaram extasiados com tamanha proeza desse senhor e das muitas histórias que um lugar daquele nos remete.

Depois de uma verdadeira aula de história sentidas e vivida com muitas emoções o passeio teve segmento no povoado Barroca onde o grupo foi muito bem recebido pelos anfitriões da Chácara Canaã, sr. Assis e Dona Deuza, onde foram servidos com uma deliciosa degustação de cajuína genuinamente fragosense. Logo após se esbanjaram com um delicioso almoço feito com muito carinhosamente pelos anfitriões.

A próxima etapa do roteiro foi um passeio de lancha para uma das muitas ilhas que existe ao longo do Rio Parnaíba, com direito a banhos regados de muitas brincadeiras divertidas. Em seguida o passeio de lancha prosseguiu para umas das paisagens mais bonitas da região que encanta os visitantes; o gigantesco e faraônico paredão chamado de Talhado. Esse paredão pode ser contemplado de dentro do rio, já que o mesmo fica ao lado.

Ao fim do passeio pelas aguas do rio todos puderam apreciar o bom suco natural de caju que nessa época é muito comum na região. No final do passeio uma parada no Morro do Garrafão, uma das maiores belezas naturais do cerrado brasileiro.

O município de Tasso Fragoso faz parte do Polo Turístico Chapada das Mesas. E, tem o maior acervo arqueológico do estado do Maranhão. Além desse grandioso Complexo Arqueológico a região conta com vários outros atrativos como belíssimos Riachos, buritizais a perder de vista, animais raros. Flora riquíssima. E, um dos relevos mais bonitos do Brasil

A Agência de Turismo Cerrados TUR, catalogou todos os pontos turísticos da rota e presta serviços de guia. Para conhecer esse paraiso ecológico do Sul do Maranhão, fazer esse passeio e muitos outros, basta entrar em contato pelo e-mail: museudocerrado@hotmail.com ou pelo telefone (whatsapp) (99) 981 08 53 56

O Maranhão se informa aqui

Espetáculo EmCena Brasil estreia com sucesso e tem continuidade hoje em Balsas

Confira fotos do roteiro turístico Trilha da Intriga:

Paredão talhadoMorro do GarrafãoIlhas no Rio ParnaíbaParedão Talhado

Serra cortada

 

 

O roteiro turístico é formado por: visita a histórica Serra Cortada, passeio de lancha as ilhas do Rio Parnaíba e ao faraônico Paredão do Talhado, degustação de cajuína genuinamente fragosense na Chácara Canaã, finaliza com uma parada no Morro do Garrafão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário