Uma força-tarefa entre o Exército e o Corpo de Bombeiros começou nesta sexta-feira (30) o combate a queimadas em Mirador, na região sul do Maranhão, e que faz parte da Amazônia Legal. A Polícia Ambiental do Maranhão também atua para fiscalizar e prender suspeitos de atearem fogo perto da mata. Chamada Operação Verde Brasil, a ação também já foi iniciada em Rondônia e no Pará.
“Estamos aptos a estar cooperando junto com as agências no combate a incêndios, mediante a autorização do nosso governador”, disse o tenente Hugo Nunes.
A operação acontece após um decreto presidencial de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que prevê o uso das Forças Armadas em ações contra queimadas e desmatamentos ilegais em estados que fazem parte da Amazônia Legal.
Queimadas em Mirador
O parque estadual do Mirador possui uma área de quase 700 hectares protegida desde 1980 é um dos locais mais atingidos pelos incêndios florestais no país. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o município já chegou a registrar 61 focos de queimadas em um só dia. Na última semana, esse número chegou a 85.
Apesar de ser uma área de preservação, muitas famílias já moravam na região antes da criação da reserva. Com isso, moradores ateiam fogo nos terrenos para limpar a área. Nessa época do ano, com a vegetação seca, o risco é grande de um incêndio pequeno se espalhar rapidamente pela mata.
Com o objetivo de proteção ao meio ambiente, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto suspendendo a permissão do emprego do fogo por um período de 60 dias. Porém, na região de Mirador, muitos moradores alegam que ainda não sabiam.
O Maranhão se informa aqui
Sebrae reúne empresários para pensar estratégias de vendas de final de ano
Começaram nesta sexta-feira (30) as ações de combate a queimadas em Mirador, na região sul do Maranhão, e que faz parte da Amazônia Legal. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: G1/MA