O Centro de Ensino de Tempo Integral Sertão Maranhense, criado para atender às necessidades das famílias carolinenses e de outras cidades da região sul do Maranhão, completou 72 anos de existência. Em 2017 a escola foi reinaugurada depois de uma ampla reforma e reestruturação física.
Em 2018, passou a funcionar como escola de tempo integral, cumprimento de meta do PNE (Plano Nacional de Educação). Dentro desse modelo educacional, o aluno permanece na escola de 7:20 às 17:00 de segunda à sexta, fazendo três refeições diárias. Além do aumento do tempo pedagógico e alimentação, o currículo oferecido também é diferenciado.
O fio condutor do modelo é a “Escola da Escolha” – que coloca o jovem no centro da experiência escolar, aliando, além de uma boa formação acadêmica, valores e competências exigidas pelo século 21.
Segundo a diretora Andreia Pinto, são oferecidas todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e parte diversificada. Dentro desta última, estão: Projeto de Vida (duas aulas semanais), Estudo Orientado (três aulas semanais) e Disciplinas Eletivas. Estas são apresentadas semestralmente em um Feirão e o aluno pode escolher a que melhor se adequa ao seu Projeto de Vida.
Este semestre, os professores elaboraram cinco disciplinas eletivas: “Segura o Flow”(Arte e Língua Portuguesa), “Minha cidade tem história e memória” (Geografia, História, Filosofia e Sociologia), “Integral News” (Língua Portuguesa e Matemática), “Não há Harry Potter sem ciência” (Química e Física) e “Primeiros socorros” (Educação Física e Biologia).
Essas disciplinas contam com duas aulas semanais, apresentam atividades diferenciadas como: aulas de campo, visitas técnicas, palestras com grande variedade de profissionais e utilizam ambientes de aprendizagem variados, saindo da rotina de sala de aula.
A Eletiva Socorros é voltada ao público que esteja interessado em seguir a carreira na área de segurança, saúde e matérias biológicas.
Segura o Flow!
Nesta eletiva, propomos uma discussão acerca dos processos de construção indenitária do sujeito negro na sociedade brasileira atual, a partir do movimento hip-hop e a projeção do RAP brasileiro, gênero musical que está estreitamente relacionado com o gênero textual poema e a literatura. Já trabalhamos o movimento hip-hop e apreciação de músicas famosas do hap, história do movimento social, apreciação do hap contemporâneo e o processo de marginalização social, leitura de músicas de haps antigos e contemporâneos, enfatizando a poesia e a história dos artistas deste gênero musical. Trabalhamos também verso, estrofe e outros elementos do poema. Declamações de alguns poemas. Em um outro momento foi apresentado a batida do hap (flow). Os alunos iniciaram composições de acordo com esta batida. Estas composições já estão sendo ensaiadas pelos alunos. Os temas trabalhados são relacionados com injustiças sociais. Como sempre os alunos arrasaram nas composições. Estão muito entusiasmados nos ensaios das apresentações. SEGURA O FLOW!
Minha cidade tem História e memória – Faz uma reflexão de como a cidade de Carolina foi formada e como essas marcas do tempo estão presentes nos monumentos históricos e transformação do espaço geográfico. Reflete sobre como a ciência está presente em nossas vidas e que o conhecimento científico está à disposição de todos nós.
Recentemente a Polícia Civil teve uma participação a convite dos professores da disciplina eletiva de Primeiros Socorros. Onde apresentaram o cotidiano da profissão, suas atividades de combate ao crime e maneiras de ingressar na carreira policial. Como a Polícia Civil age em situações que necessitam de primeiros socorros.
O Maranhão se informa aqui
Taxistas de Balsas poderão transferir permissões ou concessões a terceiro
Nesse modelo educacional, o aluno permanece na escola de 7:20 às 17:00 de segunda à sexta, tem três refeições diárias e currículo diferenciado. #OMaranhaoSeInformaAqui