Diário Sul Maranhense

Balsas discute desafios do idoso no século 21 na IV Conferência Municipal

Kleiton Silva, ministrando palestra sobre o desafio de envelhecer - IV Conferência Municipal de Direito do Idoso - Foto Emanuel Lemos

A Prefeitura Municipal de Balsas realizou a IV Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos nesta quinta-feira (30). Este ano tem o tema “Desafios da Pessoa Idosa no século 21” e o papel da políticas públicas.

Segundo Janaina Abreu de Sousa, secretária Conselho Municipal do Idoso, a conferência desenvolveu propostas referentes aos 4 eixos temáticos que são:

1) Os direitos fundamentais na construção efetiva de políticas públicas: na saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, transportes, esporte e lazer.

2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

3) Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.

4) Os conselhos de direito, seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas.

“O Conselho da pessoa idosa atua na fiscalização dos programas do poder público e da sociedade civil, para evitar exploração dos idosos e na implementação de políticas públicas para os idosos. Fiscaliza situações de maus tratos, questões de terceiros que se apropriam do benefício social (aposentadoria) e outras questões pertinentes aos idosos. Assim como acata as denúncias que podem ser feitas nos CRAS, CREAS e junto com a equipe técnica realizam as visitas para constatação e solução aos casos”, destacou Janaina

Keiton Silva, que palestrou sobre o desafio de envelhecer, ressaltou a importância da participação dos idosos nos programas sociais do município, no CRAS, CREAS, Conviver e outros. “Hoje já temos uma população de idosos grande no Brasil. É um desafio muito grande do poder público, trabalhar políticas que melhorem a qualidade de vida, com saúde, física e emocional, com auto estima alta, principalmente para a camada mais carente da população idosa. Nessa conferência é uma oportunidade de encorar os idosos a participar dos programas sociais, lutar cada vez mais pelos seus direitos, pela sua dignidade. Temos um número baixo sendo atendido e precisamos maximizar as políticas públicas. Que ela chegue as periferias, a zona rural, e conscientizar as famílias para inserir os idosos nessas políticas de atendimento social do município”.

A tarde foram realizadas as plenárias de deliberação das proposições dos grupos de trabalho, que apresentaram e debateram proposta que serão encaminhadas para a conferência estadual. Em seguida foram realizadas as eleições dos delegados, sendo 4 do sociedade civil e 3 do poder público que irão representar o município na 5ª Conferência Estadual do Direito da Pessoa Idosa em São Luís.

O Maranhão se informa aqui

Facam oferece 40 vagas no curso Bacharel em Enfermagem no Polo Balsas

IV Conferência Municipal de Direito da Pessoa Idosa – Foto Emanuel Lemos

O grande desafio é ampliar o atendimento a idosos da periferia e da zona rural. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário