Eryna Sousa, secretária executiva de Saúde, destacou as prioridades da área da saúde para 2019 em entrevista coletiva após reunião do prefeito com os secretários municipais realizada nesta segunda-feira (07), na sede da gestão tributária. A secretária abordou os principais temas em pauta.
Prioridades
“Prosseguir a reforma do Hospital Balsas Urgente (HBU), trabalhar a continuidade da qualidade do atendimento na UPA e no HBU e manter os pagamentos em dia dos servidores da saúde são as principais prioridades. As marcações de consulta e a maioria dos agendamentos de exames estão sendo feitos nas próprias UBSs. Estamos em processo de adaptação, treinamento de pessoal e aperfeiçoamento do sistema”.
Especialidades médicas
“A Secretaria de Saúde faz uma avaliação de quais são as áreas que têm maior número de solicitações de encaminhamento para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), como urologia, neurologia e outras. As obras do centro de hemodiálise, que estão paradas, serão retomadas pelo governo estadual a partir de abril”.
Atendimento no Hospital Macrorregional de Balsas
“A gestão trabalha para atender as necessidades mais urgentes da população. O Hospital Macrorregional de Balsas suspendeu alguns atendimentos, mas continua atuando como um hospital-maternidade. Trata-se apenas de uma fase. O prefeito municipal, em sintonia com o governador e secretário estadual de saúde, está trabalhando para restabelecer os serviços; enquanto isso não ocorre, as pessoas estão sendo encaminhadas para o TFD”, disse Eryna Sousa.
O Maranhão se informa aqui
Ronda Escolar realiza Operação Matrículas em Paz nas escolas municipais