Diário Sul Maranhense

Aprosoja/MA aprova debates para o agronegócio realizados circuito Agro Cenário 2019

Agrocenário 2019 (Foto: Jose Carlos)

Em confraternização dos associados da Aprosoja (MA) realizada no último dia 18 de dezembro, na sede do Sindibalsas, José Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja Maranhão e vice-presidente da Aprosoja Brasil, em entrevista, falou do 1º Encontro do circuito Agro Cenário 2019, evento realizado em Brasília que discutiu os caminhos para o agronegócio.

Com a presença da futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e de especialista do agronegócio, o Encontro foi organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Corteva Agrisciente (a Divisão Agrícola da DowDuPont).

Na parte da manhã, os painéis discutiram política, economia, tecnologia e inovação. A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o deputado João Henrique Hummel, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, e o economista Ricardo Amorim foram alguns dos palestrantes que presidiram as discussões colocadas em pautas.

Durante a tarde os presentes participaram de painéis econômicos, com temáticas que envolvem o agronegócio no contexto do Cenário Econômico que trouxe nomes como André Nassar da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Alexandre Mendonça de Barros, MB Associados e Enio Fernandes, da Terra Agronegócio.

José Carlos Oliveira de Paula (ao centro), presidente da Aprosoja/MA

“Do meu ponto de vista, o evento foi importante para o agronegócio brasileiro. Iniciou-se uma discussão sobre o cenário do próximo ano diante das várias instituições parlamentares, empresas e ministros. Todas essas mudanças estão se iniciando, e saber de que forma serão alinhadas era o meu principal objetivo ao participar deste momentos, além de contribuir”, pontuou o presidente Aprosoja (MA), José Carlos Oliveira de Paula.

No segundo dia de atividades foram realizadas assembléias para todas as dezesseis Aprosoja Brasil, com a apresentação do balanço anual de 2018, que teve como principal objetivo demonstrar ações, resultados e perspectivas. Na pauta, estavam assuntos como: grandes conquistas da instituição no decorrente ano, defesa vegetal, fusão da Bayer/Monsanto, Funrural; logística e infra – tabelamento de fretes, Ambiental – PL. 3.729/2004 – Licenciamento ambiental e questões trabalhista.

As perspectivas para o ano de 2019 são de um cenário moderador, pois os produtores têm custos muitos elevados e a rentabilidade depende de muita produção e as vendas acima dos valores atuais.

O Maranhão se informa aqui

Hospital Balsas Urgente é homenageado por prevenir infecções hospitalares

Aprosoja/MA alerta que aumento no custo de produção põe em risco o lucro dos sojicultores

Reunião do agrocenário 2019
Deixe seu comentário