Diário Sul Maranhense

Implantação de sistema de videomonitoramento para melhorar segurança pública no programa de governo

Foto ilustrativa: Reprodução

Entre as propostas que devem ser incluídas no Plano de Governo de Flávio Dino para a reeleição, está o reforço no videomonitoramento. São câmeras instaladas no alto de postes para a polícia monitorar trechos da cidade e combater a violência.

Essas câmeras não têm nada a ver com aquelas que monitoram o trânsito. Com o videomonitoramento, o cidadão pode acionar rapidamente a polícia em caso de alguma emergência ou ocorrência. Quem está no local pode acionar o circuito por meio de um botão interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da polícia. Os postes têm sistema de voz, microfone e alto falante.

Com as câmeras, os policiais também podem se antecipar, observando atitudes suspeitas ou potencialmente criminosas. Durante bate-papo nessa terça-feira (25) sobre o novo Plano de Governo, Flávio Dino disse que esse tema deve receber atenção especial: “Coloquei o videomonitoramento no Programa de Governo nessa linha da prevenção”.

O vice-governador Carlos Brandão, que também participou da conversa, disse que o reforço “é uma ideia muito boa, a gente precisa ampliar, bem como investir mais no setor da inteligência da polícia”.

Balsas conta com um projeto para implantação do sistema em fase avançado. O recurso vem de duas emendas parlamentares de autoria dos deputados estaduais Stênio Rezende e Alexandre Almeida, no valor total de R$ 900 mil. Em junho de 2017 uma comissão formada por representantes da: polícia militar, secretaria de estado de segurança pública, líderes comunitários, imprensa e câmara de vereadores se reuniram para discutir os locais onde serão instaladas as câmeras. Ficou definido 23 pontos de instalação  que foram enviados com os termos de referências para a comissão de licitação.

Vereadores de Balsas, reunidos com o Coronel Medeiros identificando no mapa da cidade os pontos para instalação das câmeras (Foto de Arquivo: Emanuel Lemos)

Com informações do Blog Gilberto Lima

Deixe seu comentário