ColunasManchete

Descida de boia e banhistas terão prioridade sobre tráfego de embarcações no Rio Balsas    

Na noite desta quarta-feira (03) aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Balsas, uma reunião envolvendo proprietários de embarcações náuticas, secretária Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos do Maranhão para tratar sobre o trafego de embarcações náuticas no Rio Balsas.

Durante a palestra, integrantes da Marinha falaram sobre as penalidades para quem cometer infrações na condução de embarcações no rio como, excesso de velocidade, irregularidades na documentação da embarcação e condutor, embriaguez ao conduzir e pôr em risco a segurança de outrem que pode dá apreensão da embarcação e até prisão dos envolvidos. Atualmente existe cerca de 60 embarcações náuticas em Balsas e segundo a Marinha, cerca de 98% dos proprietários são habilitados.

Segundo o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, major Willys Pablo, o objetivo da reunião foi orientar os condutores e proprietários de embarcações para evitar acidentes aquáticos na orla do Rio Balsas. O Corpo de Bombeiros já deflagrou a Operação Verão Balsas que já está em andamento com ações preventivas de conscientização, colocação de faixas, cartazes e placas de sinalização indicando as áreas próprias e improprias para o banho, áreas de perigo com correnteza forte e outras com intuito de orientar os banhistas.

O empresário e proprietário de embarcação Miranda Neto, destacou a importância do que a Marinha expôs na reunião conscientizando proprietários e condutores de embarcações náuticas de que a prioridade do rio são os banhistas. “Os condutores de embarcações tem que respeitar os banhistas como os motoristas respeitam os pedestres. A reunião foi muito boa, creio que os proprietários vão absolver, respeitar e colocar em prática a legislação. O fato ocorrido no final de semana, foi com uma pessoa que não costuma conduzir Jet ski, foi um fato isolado e creio que não voltará acontecer”.

Rui Arruda, secretário municipal de Meio Ambiente, ressaltou a enorme frequência e descida de boia no rio que já é possível verificar esse ano. “São milhares de banhistas, gente descendo de boia diariamente. Temos muitas embarcações náuticas com destaque para o Jet ski que é uma embarcação potente, que desenvolve maior velocidade, o que aumenta o risco de acidente. Queremos que a pessoa que desce de boia tenha toda a segurança possível”.

Para garantir a segurança na descida de boia, a fiscalização será feita pela Marinha do Brasil; haverá ações do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Guarda Municipal que estarão envolvidos para garantir a segurança dos turistas e da população em geral.

O Maranhão se informa aqui

4º Batalhão de Policia Militar divulga balanço de produtividade

Concurso da descida de boia marca encerramento do Verão Balsas Centenário

Confira fotos da reunião

Condutores de embarcação que exceder limite de velocidade, com irregularidades na documentação, embriaguez, quem pôr em risco a segurança de outrem podem ter embarcação apreendida e até prisão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo