AgronegócioDestaques

Aprosoja/MA é destaque no I Encontro de Agricultores Indígenas do Maranhão

O I Encontro de Agricultores Indígenas do Maranhão, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de maio, na aldeia Belo Sonho Buritirana, região Bananal, dentro das terras indígenas Bacurizinho, município de Grajaú/MA. O encontro reuniu cerca de 200 indígenas de várias aldeias do Maranhão e presença de caciques dos Estados do Tocantins, Mato Grosso, Bahia e Pará.

Várias entidades civis e governamentais como Funai, prefeitura de Grajaú, Apsosoja/MA e outros participaram do encontro para discutir uma justa autonomia, conforme decreto 1.141 de 19 de maio 1994, da convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com foco na proteção da terra, da cultura, do direito ao trabalho e a maneira correta de se trabalhar com agricultura sem agredir a natureza.

Francisco Rocha, Nabhan Garcia e José Carlos – foto reprodução

O secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, destacou o governo quer incluir os indígenas no setor produtivo. “O sol nasce para todos e esse governo vai promover saúde, educação, assistência social e tudo que todo cidadão tem. Afinal todos somos cidadãos brasileiros, somos filhos da mesma pátria”  

Jose Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja/MA, convidado e parceiro do projeto disse que a instituição vai ajudar na parcerias para mudanças no sistema de produção mecanizada em pequenas escalas em diversas cultura como feijão, arroz e milho e vários tipos de frutas.  Com parcerias de agrônomos e técnicos agrícolas, ensinando e acompanhando dia a dia, desde da aberturas de áreas, preparo, plantio, tratos culturais, colheita e comercialização, com planejamentos de custos e viabilidade econômica, com renda para todos os indígenas. “Não existe mais caça ou peixe que garantam a sobrevivência dos indígenas; é preciso preservar a cultura, as tradições do povo, mas garantir o direito de produzir, gerar riquezas e qualidade de vida e a Aprosoja será uma grande parceira dos povos indígenas”.

Os indígenas fizeram apresentações culturais com danças e o cacique Raimundo Carlos Guajajara destacou que os indígenas a muito tempo esperavam por ações como as que o atual governo está propondo.

O próximo encontro está marcado para 05 de junho na cidade de Amarante/MA, a região tem 5 etnias indígenas

O Maranhão se informa aqui

Em blitz da polícia: uma mulher pilotando moto roubada foi presa e 20 veículos retidos em Alto Parnaíba

Mensagem do cacique Raimundo Carlos Guajajara

Apresentação cultural dos indígenas

#OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo