ManchetePolíticaSaúde

Hemomar comemora 20 anos com festa em Balsas

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) comemorou nesta terça-feira, 30 de abril, 20 anos de sua implantação na cidade de Balsas – MA, com um café especial ofertado a doadores e público em geral, com a participação de dezenas de balsenses que também aproveitaram para doar sangue.

A Unidade atende 14 municípios da região sul do Maranhão, mais presidente Dutra, Grajaú, em algumas ocasiões Imperatriz e São Luís, capital do estado e coleta por mês entre 500 e 800 bolsas de sangue para suprir essa demanda, segundo informações da diretora Soraia Lima que agradeceu a parceira e apoio nas campanhas de doação de sangue lançadas pela Secretaria de Estado da Saúde, e Secretaria de Saúde do Município de Balsas e principalmente da população de Balsas que é muito solidário e conta com quadro de doares regulares.

A Dra. Janaina Tavares explica como fazer doação voluntária; quem pode doar e ajudar a salvar vidas precisa seguir regras essenciais. O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato.

Como ser um Doador

O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 kg. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.

Quem não  pode doar
Entre os grupos que não podem doar sangue estão mulheres grávidas, pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hepatites B e C, Aids, Doença de Chagas, malária e quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis.
Se estiver resfriado, o doador deve esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, esteve em região de malária ou fez sexo sem proteção deve aguardar um ano.

O Maranhão se informa aqui

Casa de apoio Sheknah Resgate é homenageada na Câmara de Vereadores de Balsas

Hemomar Balsas busca parcerias com empresas para melhorar estoques de sangue

Fonte: Portal de Balsas 

#OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo