AgronegócioDestaques

Estiagem e estradas ruins causam prejuízos para agricultores no sul do Maranhão

Conforme matéria exibida no programa Mirante Rural da TV Mirante, canal 10, os agricultores do sul do estado sofrem prejuízos devido à estiagem ocorrida em dezembro de 2018 e às péssimas condições em que se encontram várias estradas na região por onde passa a maior parte da colheita.

Foram cerca de 30 dias de estiagem que coincidiram com a fase de floração e enchimento dos grãos, causando uma queda de produção nas primeiras áreas plantadas. Não há previsão de queda nas segundas áreas plantadas.

A colheita, que iniciou-se na primeira semana de fevereiro, já chegou a 40% dos 647 mil hectares de soja plantados no sul do Maranhão. As colheitadeiras recolhem os grãos no campo e enchem os caminhões, mas, por enquanto, o rendimento médio está abaixo da expectativa dos produtores.

Outra preocupação dos agricultores são as péssimas condições em que as estradas se encontram. Apesar de uma operação tapa buracos realizada pelo governo do estado, muitos produtores, nessa safra, tiveram que tirar dinheiro do próprio bolso para recuperar estradas na região da Serra do Penitente e da BR 324, trecho de mais de 100 km entre as cidades de Balsas (MA) e Ribeiro Gonçalves (PI) que, segundo o DENIT, faz parte do plano viário nacional apenas como uma rodovia planejada. Esse trecho tem muitos atoleiros e prejudica o escoamento da safra.

Apesar dos problemas, o setor vai comemorar a abertura oficial da Colheita de Soja –  Maranhão 2019, que acontecerá no dia 21 de março, na Fazenda Cajueiro, em Balsas (MA). O evento, realizado pela Aprosoja/MA, Sindbalsas, Governo do Estado e Prefeitura de Balsas, tem como foco atração de agroindústrias e indústrias.

O Maranhão se informa aqui

Acordo com EUA para uso da base de Alcântara coloca Brasil em mercado bilionário

Festa da colheita, Fazenda Cajueiro 2018 – foto Emanuel Lemos

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo