ManchetePolíticaSaúde

Realizada 3ª etapa do Mutirão da Visão com revisão e novos atendimentos

Equipe já está projetando a 4ª etapa do mutirão para atender até 800 pessoas de Balsas e região.

Promovido pela Câmara Municipal de Vereadores, sob a coordenação do vereador Prof. Nelson Ferreira (PROS) em parceria com a ONG Associação Social de Prevenção Ocular (ASSPO), a terceira etapa do mutirão Saúde da Visão ocorreu na tarde desta terça-feira (19) nas dependências da casa legislativa.

Segundo o Dr. José Cavalcante, diretor técnico da ASSPO, o objetivo dessa etapa foi realizar uma revisão com os pacientes que adquiriram os óculos, mas que não se adaptaram a eles. “Pode ter ocorrido algum erro de laboratório e a revisão visa corrigir. Abrimos, também, a possibilidade de atender novos pacientes com consultas e trouxemos dois oftalmologistas”.

Nessa 3ª etapa do mutirão, foram feitas 10 revisões, mostrando o alto índice de aproveitamento dos atendimentos realizados, e 76 novas consultas, com duas pessoas encaminhadas com diagnóstico de patologia que serão submetidas a cirurgia.

Dr. José Cavalcante. (Foto: Emanuel Lemos)

“A etapa também serviu para resolver questões de encaminhamentos das fases anteriores que estavam com pendências para pacientes diagnosticados com patologias, como glaucoma, catarata, pterígio, tumores e outros. Nas consultas, foram vistas as questões da acuidade visual, a necessidade de óculos. As pessoas receberam receitas e, se desejarem, poderão adquirir conosco. A armação é gratuita e as lentes têm um preço subsidiado, que fica bem abaixo do valor do mercado. O prazo de entrega dos óculos é de 30 dias”, concluiu o Dr. José Cavalcante, oftalmologista da ASSPO.

O vereador Prof. Nelson Ferreira destacou a parceria com a ASSPO e todo apoio dado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Balsas, Moisés Coelho. “Tivemos uma divulgação pequena, mas, mesmo assim, um bom número de pessoas compareceu. A ONG veio com sua equipe completa. Estamos felizes e já se fala na 4º etapa do mutirão. Vamos fazer uma grande mobilização para que as pessoas que não têm uma condição financeira de pagar uma consulta possam adquirir um óculos na rede comercial de óticas de uma forma bem mais barata. Lembrando que a pessoa não é obrigada a adquirir o óculos; pode levar a receita e comprar em outro lugar”.

Nas duas primeiras fases, foram descobertas 110 patologias e o processo para que essas pessoas sejam atendidas está em andamento. O vereador Prof. Nelson está trabalhando para que os pacientes sejam encaminhadas para o mutirão da Catarata em Imperatriz.

O Maranhão se informa aqui

Câmara de Vereadores de Balsas aprova indicações, moção, requerimento e projeto de lei

Subcomandante do Corpo de Bombeiros é agraciado com título de cidadania balsense

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo