MancheteSaúde

Prefeitura inaugura novas instalações do CAPS com 10 leitos para internação, em Balsas

O CAPS triplicou a capacidade de atendimento ao público na nova casa.

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (14) foi inaugurada as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), em Balsas – MA.

A van é equipada com acesso a cadeirante. (Foto: Emanuel Lemos)

As novas instalações localizadas no bairro São José dispõem de excelente infraestrutura com área de esportes e lazer, refeitório, 10 leitos para internação de pacientes em crise, área para terapia ocupacional que será utilizada para o plantio de hortas e frutas, além da capacidade para atender cerca de 60 pacientes diariamente.

Atualmente, o CAPS conta com 2 psiquiatras, 1 médico de saúde mental, 2 psicólogos, enfermeiros, técnicos e colaboradores. Uma van equipada com acesso a cadeirante foi adquirida para fazer o transporte de pacientes com situação controlada que passam o dia no CAPS e retornam à noite para casa.

Segundo Luís Flávio de Lima Coelho, secretário municipal de saúde, O CAPS III atenderá pacientes com sofrimento psíquico, com transtornos mentais, como psicose grave, neurose grave, pacientes com problemas de dependência química, pelo uso de álcool ou drogas.

Dr. Luís Flávio (com microfone). (Foto: Emanuel Lemos)

Para ser atendido no CAPS, o paciente poderá procurar o atendimento na própria unidade de maneira espontânea, ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família ou por qualquer outro serviço de saúde.

“A Prefeitura de Balsas trabalha para credenciar o CAPS junto ao Ministério da Saúde para poder atender os pacientes de toda a regional composta por 13 municípios. Enquanto isso não acontece, a prefeitura banca toda a despesa sozinha”, finalizou Luís Flávio.

Vereador Moisés Coelho (com microfone). (Foto: Emanuel Lemos)

Presidente da Câmara Municipal, vereador Moisés Coelho disse que “ter disponível uma estrutura como essa para o funcionamento do CAPS, com certeza, está entre as melhores do estado. É um grande avanço para a saúde mental, em Balsas. Temos uma equipe de profissionais de qualidade e uma direção competente que faz com que a cidade seja referência em saúde mental. Nessa inauguração, estou vendo a realização de um sonho, muitas vezes indicado na Câmara de Vereadores, tanto para os vereadores que indicaram essa obra como para muitas famílias balsenses que terão esse espaço para tratamento”, completou.

Erik Augusto Costa e Silva, prefeito municipal de Balsas, em discurso, destacou que seu governo tem trabalhado para corrigir os muitos anos que a cidade ficou parada. “Um exemplo disso é essa região do bairro São José. Várias ruas já estão pavimentadas, outras sendo asfaltadas. E essa região, em menos de dois anos, se transformou em um polo de saúde. Aqui próximo temos o Hospital Regional, a UPA e agora O CAPS, com instalações adequadas para o melhor atendimento possível na terapia ocupacional, com o cultivo de hortas e frutas, que desejamos cadastrar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que compra alimentos da agricultura familiar. Estamos felizes com todas as conquistas; já houve avanços, mas precisamos avançar mais. A saúde de Balsas ainda não está no ideal. Precisamos melhorar muito ainda”, declarou o prefeito.

Vários pacientes atendidos pelo CAPS participaram da solenidade, que teve a presença de secretários municipais, servidores da saúde e dos vereadores: Moisés Coelho, Fernanda Zottis, Allan da Marissol, Prof. Niltinho, Izânio Carvalho, Sgto Lusivaldo, Prof. Nelson Ferreira, Isaura Ferreira e Tião Saraiva.

CAPS III está localizado no bairro São José. (Foto: Emanuel Lemos)
Vereadores presentes. (Foto: Emanuel Lemos)

O Maranhão se informa aqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo