DestaquesEducaçãoEntrevistas

Psicopedagoga alerta pais sobre o desafio da volta a rotina escolar para as crianças

Com o fim das férias, o desafio da família é preparar o(s) filho(s) para retomar a rotina escolar. Lá se vão as horas a mais antes de ir para a cama e o tempinho extra no horário de levantar. Essa readaptação requer paciência, pois pode ser trabalhosa, mesmo para aquelas crianças entusiasmadas com a volta às aulas.

O mais importante na preparação do terreno é os pais não apresentarem o início das aulas à criança como um breque ou ruptura, como, por exemplo, “acabou a moleza e não vai dar mais para ficar curtindo a vida à toa”. A retomada não deve ser apresentada como algo negativo.

Dra. Benilde Miranda, psicopedagoga.

Segundo a Psicopedagoga Dra. Benilde Miranda, a maior dificuldade é voltar a rotina de compromissos e voltar a se adequar nessa agenda; ela responde a perguntas mais comuns dos pais.

Muitas vezes a criançada encontra dificuldades em acordar cedo e voltar a se concentrar porque se acostumou com a rotina de férias. Como os pais devem proceder?

Dra. Benilde: O ideal é que na última semana os pais já iniciem esse processo revendo e repondo materiais, uniforme, incluindo os filhos nesse processo. Colocar as crianças pra dormirem em horários mais cedo, acordarem um pouco mais cedo também… Tais atitudes ajudam as crianças a entrarem no ritmo.

Qual a importância de, mesmo após o fim das férias, a criança ter um momento de descontração? Como os pais devem fazer esse equilíbrio? 

Dra. Benilde: É recomendável que os pais sempre tenham o hábito de ter momentos de diversão que sejam pensados nos pequenos, esse afeto traz pra criança alegria, saúde emocional e confiança nos pais, uma vez que estes momentos são significativos para construção de valores. Nessas brincadeiras, podem ser incluídos os jogos que unem a família, que trabalhem com as regras, ensinem conceitos e é muito prazeroso.

Qual a importância dos pais manterem um diálogo com a escola para saber como está o desenvolvimento dos filhos? 

Dra. Benilde: O Desenvolvimento Infantil é algo que a família deve estar sempre atenta e não há melhor forma de fazer isto do que em parceira com a escola. A escola é um campo cheio de oportunidades para o desenvolvimento de uma criança, pois nela é que se formam os grupos e estão ali presentes, de uma forma muito natural, as regras sociais. Pais atentos devem entregar seus filhos e sempre dialogar com seu professor ou coordenador. Este elo é importante, necessário e prudente.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo