CulturaFestas e EventosMancheteMeio Ambiente

Concurso da descida de boia marca encerramento do Verão Balsas Centenário

A conscientização e preservação ambiental do Rio Balsas, maior patrimônio natural do sul do Maranhão, marcou o Verão do Centenário de Balsas.

O Verão Balsas Centenário 2018 reuniu milhares de pessoas às margens e leito do rio durante todo o período oficial do evento, que teve início em 08 de Julho e encerrou-se neste último domingo (29).

Organizado pelas secretarias de Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Esportes, o foco foi a temática da conscientização e preservação do Rio Balsas, maior patrimônio natural do sul do estado.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rui Arruda, assim como o prefeito Dr. Erik destacaram a conscientização ambiental que os comerciantes, banhistas e turistas demostraram ao longo do período, mantendo as margens e leito do rio limpos, recolhendo os lixos produzidos. “Temos a oportunidade de ver milhares de pessoas aproveitando esse atrativo com consciência ambiental, com o cuidado e a limpeza necessários para que possamos ter o nosso rio para as gerações futuras” disse Arruda.

Toda a estrutura de bares e restaurantes, localizados às margens do rio, foram enriquecidos com um palco montado, som e música ao vivo com artistas e bandas de Balsas, ofertados ao público nos finais de semana.

Clério Nascimento, secretário municipal de Cultura e Turismo, destacou que o evento decorreu dentro do planejado, com segurança, bom atendimento, excelente trabalho prestado por comerciantes, donos de bares, que atenderam aos banhistas e turistas, fazendo esse evento de lazer para as famílias. “Queremos agradecer a participação da sociedade balsense que também acolheu esse evento, prestigiando as nossas ações”.

O vereador Allan da Marissol parabenizou o prefeito Dr. Erik pelo grande evento. “Quero dizer a população de Balsas da nossa alegria em ver que as pessoas estão se conscientizando a respeito da preservação do rio, o maior patrimônio natural da cidade. Tive a oportunidade de descer de boia e experimentar essa emoção e quero ver, a cada Verão Balsas, mais turistas e balsenses vivendo esse sentimento”.

No encerramento, houve a premiação das vencedoras do concurso Garota Verão Balsas, das competições esportivas, como futevôlei, voleibol, e do concurso da descida de boia, que premiou a boia mais criativa, tendo como vencedores:

1º lugar: Antônio Lopes, bairro Santa Rita, com o tema: “VAQUEIRO HOMEM DO CAMPO”. Desceu o rio com uma estrutura de um cavalo e ele de vaqueiro.

2º lugar: Taivan Clémerson, bairro Jardim Primavera, com o tema: “21 DESCIDA FLUVIAL DO SANTO ANTONIO/ 100 ANOS DE BALSAS”, com direito a fogos.

3ª lugar: Ana Luiza, bairro Manoel Novo, com o tema: “VERÃO BALSAS E A NOSSA MARAVILHA”. Em sua boia, tinha até aquário para demostrar a limpidez do rio.

Dr. Erik Augusto, prefeito de Balsas, destacou que apenas o período oficial se encerra, mas que o Verão Balsas vai continuar acontecendo normalmente nos meses de agosto e setembro para todos aproveitarem. “Os bares da beira rio continuarão funcionando e a principal atração, que é o rio Balsas, estará disponível para todos. Vamos manter a segurança e a atenção dos órgãos competentes para que as pessoas possam usufruir do rio com tranquilidade. Nós temos na região o Poço Azul, em Riachão, a Chapada das Mesas, em Carolina, e temos o Rio Balsas, como atrativo turístico na nossa cidade. Nós ficamos felizes em receber uma grande quantidade de turistas vindos de outros estados, de outras cidades e muitos balsenses que moram fora, mas retornam normalmente nesse período. Que todos possam aproveitar do nosso rio”.

Dr. Erik destacou que o município trará investimentos na beira rio, melhorando a infraestrutura.

Beira Rio em Balsas, na festa de encerramento do festival de Verão Centenário. (Foto: Gildásio Amirim
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo