Cultura

Comunidade e produtores celebram VII Festa da Colheita nos Gerais de Balsas

Produtores rurais e comunidade da Batavo, zona produtora de grãos nos gerais de Balsas, celebraram o encerramento da VII Festa da Colheita neste sábado, 21 de abril. Tudo começou com um grupo de produtores que idealizaram a festa com objetivo de integrar e confraternizar no final da colheita os produtores e a comunidade.

A programação apresentou: desfile para escolha da miss Batavo
 que teve como vencedora Laura Martins, e da rainha da festa da colheita com Angélica Sousa, escolhidas entre jovens moradoras da região com o objetivo de integrá-las, alimentos produzidos na região e dois bois no rolete, alimentaram os participantes. A animação ficou por conta de Deusiano G e Forró Ostentação. “Tivemos a primeira edição, fluiu bem e cada ano os produtores cooperam e a gente organiza esse evento para toda a comunidade. É um momento que a gente realiza para atrair a atenção das autoridades, da classe política, para mostrar quem somos, o que fazemos e buscarmos melhoria para a região”, destacou Olivério Alves de Melo, presidente da associação de produtores da Batavo.

O polo produtor da Batavo surgiu do Programa de Cooperação Nipo-brasileiro para o Desenvolvimento do Cerrado (PRODCER) com o objetivo de estimular o aumento da produção de alimentos, contribuir para o desenvolvimento regional do país, aumentar a oferta de alimentos e desenvolver a região do cerrado brasileiro. Assim como fruto do PRODCER 3, migraram 40 famílias da região sul do país para colonizar o cerrado dos gerais de Balsas. Dessa forma surgiu a Batavo – povoado campus Gerais – que em março de 1995 acolheu esses desbravadores que traziam consigo a esperança de dias melhores, apostando na força do seu trabalho e acreditando nas condições ofertadas na metodologia do projeto.

Nesses 23 anos de Batavo, os colonos enfrentaram grandes dificuldades, principalmente pela falta de infraestrutura. Mas, em meio a tudo isso, a fé em Deus, que tudo pode, a força do homem trabalhador, a esperança de um dia ter uma atenção especial dos representantes políticos e a superação das grandes dificuldades, fizeram com que esses bravos celebrassem a VII Festa da Colheita dos Gerais de Balsas.

O vereador Tião Saraiva (PRB) destacou que o PRODCER 3 foi aprovado na Câmara de Vereadores de Balsas na gestão em que seu pai,
 o vereador Saraiva, era o presidente da casa. “Na época houve muitas manifestações contrárias por parte de moradores de Balsas e de setores da igreja, dos sindicatos que achavam que o projeto iria degradar o meio ambiente e prejudicar a região, mas mesmo assim ele lutou pela aprovação e hoje a gente ver que a natureza está preservada e a região produzindo alimento, riquezas, emprego e renda. Para mim é uma imensa alegria participar da imensa festa da colheita do povoado Batavo e ainda sabendo que meu pai faz parte desta história, que ajudou a transformar toda essa região. Estamos aqui hoje com o deputado Cleber Verde que se tornou um grande incentivador dos agricultores da Batavo”.

O Deputado Federal Cleber Verde (PRB) recebeu uma placa em homenagem ao trabalho prestado junto ao governo federal em defesa dos produtores rurais e em especial da região sul do Maranhão. “Vir aos Gerais de Balsas, que é uma região que inspira a produção de soja no Brasil, região desbravada por 40 famílias de colonos que vieram com uma promessa de ter uma estrutura para desenvolver o cerrado, mas passaram por muitas dificuldades, especialmente porque a conta não fechava, e ficou impagável a dívida contraída, mas nós apresentamos uma emenda no congresso para que essa dívida fosse refinanciada e esses colonos pudessem retomar o investimento, portanto vim aqui visitar a cooperativa, a igreja, a escola, participar da VII Festa da Colheita e ser homenageado com uma placa é muito honroso para mim. Em um momento em que se ver a crise ética e moral na politica, com a prisão de várias autoridades, e aqui estou recebendo esta homenagem. Sinto-me muito honrado e devolvo às famílias pioneiras que foram os desbravadores dessa região produtora, que é muito importante para toda a economia do estado do Maranhão”.

Lideranças da comunidade pediram ao deputado apoio para a criação do distrito da Batavo
, o que vai facilitar a chegada de serviços públicos e benefícios na comunidade que hoje é um povoado da zona rural.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo