Diário Sul Maranhense

Prefeitura apresenta proposta para Plano Diretor de Balsas com criação de zonas urbanas

Audiência para ampliação do Plano Diretor de Balsas (Foto/Reprodução)

A gestão municipal de Balsas, apresentou nesta quarta-feira (20/11) a proposta Plano Diretor de Balsas, com a criação de sete novas zonas urbanas em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de representantes da prefeitura, vereadores e comunidade.  

A criação das novas zonas irá atender a demanda da solicitação de empresas, indústrias e proprietários de imóveis nessas regiões, com objetivo de delimitar novas áreas para que os serviços públicos cheguem nessas áreas.  O objetivo é a viabilização para a chegada de novos empreendimentos especialmente no setor de habitação, de indústria e na área de logística. 

Atualmente a cidade tem um déficit de cerca de 3.500 habitações. O atual Plano Diretor do município foi instituído em 2018. 

A lei de zoneamento regula o uso e a ocupação do solo urbano determina, na prática, a aplicação do Plano Diretor Estratégico, ao exercer controle sobre o uso do terreno (comercial ou residencial, por exemplo), tipo de edificação permitida em determinadas áreas da cidade e a altura de edifícios, chamado de gabarito dos prédios. Dessa forma, orienta como a cidade cresce, determinando quanto se pode construir e o uso que pode ser dado a um terreno.

O Plano Diretor fixa objetivos políticos, sociais, econômicos, físico ambientais e administrativos que orientarão o desenvolvimento do município, quanto a preservação do patrimônio ambiental, das áreas verdes e livres. Saneamento básico. Política de desenvolvimento social e cultural. Política de desenvolvimento econômico. Política de transporte e mobilidade urbana. Política habitacional e de desenvolvimento urbano. Política agrícola e abastecimento.

Veja a matéria do Programa Alerta Balsas – TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

O Maranhão se informa aqui – Prefeito entrega escrituras de terreno  para construção do SESI em Balsas

A criação de sete novas zonas urbanas viabiliza a chegada de novos empreendimentos especialmente no setor de habitação, de indústria e na área de logística.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

Deixe seu comentário