Diário Sul Maranhense

Produtores preparam Safra 2024/2025 de soja e algodão em Balsas e sul do Maranhão

Sojas em crescimento, fazenda Apuã Balsas - MA (Foto de arquivo)

Produtores e autoridades trabalham intensamente na preparação da safra safra de soja, algodão e milho 2024/2025, na região de Balsas, no sul do Maranhão. O plantio de soja que iniciou em 20 de outubro está a pleno vapor e esse ano serão plantados 720 mil hectares na região e 1,385 milhão de hectares de soja no estado do Maranhão. 

Os dados são da Aprosoja/MA, que tem expectativa de alcançar nesta safra a produtividade de 58 sacas por hectare na atual safra. 

Vazio sanitário e plantio do Algodão

O vazio sanitário do algodão na região teve início em 01 de outubro e segue até o dia 30 de novembro. Durante esse período, o produtor deve manter a área livre de plantas vivas e resíduos da cultura.

O vazio sanitário do algodão é uma medida obrigatória indispensável para o controle fitossanitário do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), uma das principais pragas da cotonicultura. O objetivo desta prática é eliminar a fonte de alimento para os insetos, reduzindo consequentemente as populações desta praga na safra seguinte. 

Em entrevista ao Programa Alerta Balsa, TV Capital, o chefe da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária – AGED, Eugênio Pires, destacou que o vazio sanitário do algodão, começou em 01 de outubro e durará 60 dias, até 30 de novembro, período em que fica proibido a planta viva no campo, tem objetivo que acabar com as pragas que destroem a cultura do algodão principalmente o bicudo do algodoeiro. 

“A fiscalização está em andamento e já foram fiscalizadas 12 mil hectares de lavoura de algodão na região Batavo, nos Gerais de Balsas e mais 21 mil hectares de lavoura na região da Serra do Penitente e a fiscalização continua até 30 de novembro”, disse Eugênio 

Para a safra 2024/205 houve um incremento de 26% da área de plantio, com aberturas de novas fronteiras surgindo, em especial no município de Alto Parnaíba, com a área de de cultivo cultura do algodão na região superando 33 mil hectares de área de plantio para a safra 2024/2025. 

O Maranhão se informa aqui – Em defesa da agricultura brasileira, movimento ‘No Farm No Food’ chega ao País

O plantio da soja está a pleno vapor, enquanto o vazio sanitário do algodão vai até o dia 30 de novembro, com o plantio do algodão iniciando em 01 de dezembro. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

Deixe seu comentário