Com ações educativas e game interativo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), neste sábado (26), das 14h às 18h30, no shopping Rio Anil, em São Luís (MA), e chama a atenção para as formas de prevenção e os sintomas. O Dia Mundial do AVC é celebrado em 29 de outubro.
Classificados como hemorrágicos ou isquêmicos, os Acidentes Vasculares Cerebrais quanto mais rápido o tratamento, maiores as chances de recuperação. Visando à redução de sequelas e os óbitos por AVC no Maranhão, o programa AVC – Cada Segundo Importa foi lançado pelo governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, em 22 de setembro de 2023, atendendo os pacientes da Região Metropolitana.
Segundo dados do programa AVC – Cada Segundo Importa, até 20 de outubro de 2024, foram 481 atendimentos, dos quais 250 apresentaram suspeita de AVC confirmada, 143 foram confirmados como AVC Isquêmicos e 63 completaram o protocolo com trombolítico.
Expansão
Em agosto deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou o programa AVC – Cada Segundo Importa , beneficiando mais de 255 mil habitantes dos 11 municípios da Unidade Regional de Saúde (URS) de Bacabal. O programa foi implantado no Hospital Regional Dr. Laura Vasconcelos, em Bacabal.
AVC
Os AVCs são classificados como hemorrágico ou isquêmico. O AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.
De acordo com o Ministério da Saúde, o acidente vascular isquêmico ou infarto cerebral é responsável por 80% dos casos de AVC, no qual o entupimento dos vasos cerebrais pode ocorrer devido a uma trombose ou embolia. Enquanto que o acidente vascular hemorrágico é caracterizado pelo rompimento dos vasos sanguíneos se dá na maioria das vezes no interior do cérebro.
O Maranhão se informa aqui – Aprovado projeto que proíbe reboque de veículos quando o condutor estiver presente
Visando à redução de sequelas e os óbitos por AVC no Maranhão, o programa AVC – Cada Segundo Importa foi lançado e já realizou 481 atendimentos. #OMaranhaoSeInformaAqui