As medidas adotadas em parceria pelo Ministério da Previdência Social, o INSS e os Correios, permite aos segurados dar entrada no requerimento do benefício por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença) em uma agência dos Correios.
O deputado federal Márcio Honaiser (PDT/MA) reassumiu o mandato parlamentar após período de licença em que se dedicou a sua base e as eleições municipais. Em suas redes sociais, Márcio Honaiser repercutiu:
“Agora ficou ainda mais fácil para o trabalhador solicitar o benefício por incapacidade temporária! A solicitação pode ser feita em 56 agências dos Correios em todo o Maranhão, uma medida que garante mais praticidade e rapidez para quem precisa”, disse Honaiser.
A medida, lançada nesta segunda-feira (15), permite o envio digital da documentação necessária via Atestmed, ferramenta do INSS que facilita o upload de laudos médicos e a análise de casos e o trabalhador não precisa agendar uma perícia presencial com um médico federal.
O objetivo é agilizar as concessões do auxílio-doença aos segurados do INSS com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho. Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15 dias.
Com o acordo, as unidades dos Correios se somam a 1,6 mil agências da previdência social, além de outros canais de atendimento: o aplicativo Meu INSS, o site e o telefone da Central 135.
A expectativa é de que a iniciativa beneficie, sobretudo, os segurados do INSS que não têm acesso à internet ou encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS, e, agora, poderão ser atendidos mais próximos de suas residências.
Entenda
Os segurados do INSS podem fazer o requerimento do auxílio-doença pela perícia digital do Atestmed diretamente nas agências dos Correios. No local, o funcionário da estatal digitalizará a documentação apresentada e vai inseri-la diretamente no sistema do INSS.
A segunda forma de atendimento em uma unidade dos Correios é para o segurado que quiser fazer o pré-requerimento pela Central 135 para iniciar o atendimento. Neste caso, a solicitação deve ocorrer em prazo de cinco dias, período que o segurado terá para apresentar a documentação exigida.
Posteriormente, se durante a análise do requerimento de um benefício forem identificadas pendências documentais, o cidadão poderá ainda ir a uma agência dos Correios e complementar as informações.
O deputado Márcio Honaiser entrou de licença em meados do mês de junho, período em que foi substituído pela deputada Lucyana Genésio.
Honaiser reassume o mandato e seu posto nas comissões de Constituição e Justiça, Agricultura, Viação e Transportes e Pessoa com Deficiência, além das frentes parlamentares.
O Maranhão se informa aqui – Márcio Honaiser participa da abertura ao público da Agência do INSS de Balsas
O segurado pode fazer a solicitação em 56 agências dos Correios em todo o Maranhão, uma medida que garante mais praticidade e rapidez para quem precisa. #OMaranhaoSeInformaAqui