Diário Sul Maranhense

Polícia cumpre mandado de prisão de suspeito de homicídio e tentativa de homicídio em Balsas

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Balsas (Foto Ilustrativa)

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP de Balsas, com apoio operacional da Polícia Militar, deu cumprimento nesta sexta-feira, 27/09/2024, a mandado de prisão temporária de Lourenço Valdivino da Silva Costa, suspeito de ser o autor do homicídio de Valdefran Oliveira da Silva e do homicídio tentado de Rafael Fernandes Cruz, alvejados com disparos de arma de fogo em frente à casa da vítima sobrevivente, situada no bairro São Félix, por volta das 10h de 23/12/2023.

Os elementos colhidos revelam que Rafael Fernandes abria o portão de sua casa para receber o amigo Valdefran Oliveira, quando de inopino passaram a ser alvejados por disparos de arma de fogo de um motorista de um veículo Volkswagen Gol de cor branca que transitava pela rua em baixa velocidade. Os disparos atingiram Rafael no braço direito e Valdefran no peito. Ambos foram socorridos, mas Valdefran morreu no hospital em razão dos ferimentos sofridos.

Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Civil chegou a provável identidade do executor: Lourenço Valdivino da Silva Costa, e a motivação seria uma rivalidade antiga entre Lourenço e a vítima sobrevivente, Rafael.

Em meados de 2017, LOURENÇO teria se envolvido com a companheira de RAFAEL, e RAFAEL com a de LOURENÇO. A tensão entre os rapazes escalonou ao ponto de ainda naquela época RAFAEL ter tentado contra a vida de LOURENÇO também mediante disparos de arma de fogo.

RAFAEL chegou a ser detido em flagrante delito pelo crime de tentativa de homicídio contra LOURENÇO em 2017, mas o processo foi arquivado após o reconhecimento da prescrição pelo Poder Judiciário.

O inconformismo de LOURENÇO com a impunidade de RAFAEL o motivou a também tentar matar o rival. Por outro lado, tudo indica que a morte de VALDEFRAN foi um efeito colateral do crime desejado pelo autor, mas de risco assumido e desprezado por ele, uma vez que disparou diversas vezes contra a vítima desejada mesmo ela estando ao lado de quem nada tinha a ver com a disputa entre os dois.

Após representação do delegado de polícia, o juízo competente determinou a prisão temporária do suspeito LOURENÇO, porém, desde a data do crime ele havia deixado seu antigo endereço, razão pela qual o mandado contra si foi inserido no sistema de Procurados da Secretaria de Segurança Pública e amplamente divulgado entre as forças de segurança.

Na tarde do dia 26/09/2024, policiais militares avistaram LOURENÇO trafegando pelas ruas do bairro Potosi, e após perseguição lograram êxito em sua captura e apresentação nesta delegacia de polícia civil.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Balsas, onde permanece à disposição da Justiça.

O Maranhão se informa aqui –  Operação contra esquema de venda de milhas aéreas em sites falsos prende 5 pessoas em Imperatriz

O motivo do crime teria sido uma rixa com o sobrevivente por ciúmes; sendo que a vítima de homicídio nada tinha a ver com a disputa entre os dois. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário