O presidente da FMF (Federação Maranhense de Futebol), Antônio Américo e o secretário de Desportos e Lazer do Estado (Sedel), Naldir Lopes, foram recebidos pelo presidente da CBF (Confederação Brasileiro de Futebol), Ednaldo Rodrigues, na quinta-feira, 19, quando trataram da possibilidade do jogo Brasil x Uruguai, dia 19 de novembro (terça-feira) ser realizado no estádio Castelão, em São Luís, pela 12ª rodada das Eliminatória Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
O Castelão já recebeu duas vistorias, em maio da CBF e em julho da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), que teria feito algumas exigências e logo depois, o estádio começou a receber melhorias e adequações que foram mostradas ao presidente da CBF através de vídeos e imagens. Uma segunda e definitiva vistoria da Conmebol ficou de acontecer. Ednaldo Rodrigues disse que vai agendar com a Conmebol essa vistoria final que só ainda não foi realizada por ter que obedecer um prazo de 90 dias de uma vistoria para outra.
Assim, como a primeira vistoria da Conmebol aconteceu no dia 8 de julho, a vistoria final, obedecendo o prazo (de 90 dias), Ednaldo Rodrigues acredita que deverá acontecer no dia 8 ou 9 de outubro (quarta-feira). As ações da Sedel pelo jogo da seleção em São Luís, tem apoio do Ministro dos Esportes, o maranhense André Fufuca e do governador Carlos Brandão, que na semana passada esteve inspecionando as melhorias e adequações na “ praça”.
A visita na CBF do secretário e do presidente da FMF foi agendada por conta da forte concorrência que o Castelão passou a sofrer de outras “praças” esportivas, que até foram sede da Copa do Mundo de 2014 como a Arena da Amazônia, em Manaus, Arena Fonte Nova, em Salvador, a Arena Pernambuco, em Recife e recentemente da Arena das Dunas, em Natal, que inaugurou há 7 dias, um moderno sistema de iluminação LED, com estrutura cênica, que pode projetar até 14 mil cores em toda a cobertura externa e interna, como recomenda a Fifa.
O local de Brasil x Uruguai ainda não foi definido, mas, segundo o repórter Carlos Gil, na transmissão de Paraguai x Brasil, na Globo, o presidente da CBF teria dito que a tendência é que o jogo aconteça em alguma cidade do Norte ou Nordeste, com o intuito de forçar um maior deslocamento da seleção do Uruguai. Nessas eliminatórias, a seleção já atuou na Arena Pantanal-MT e no Couto Pereira, em Curitiba.
O presidente Ednaldo Rodrigues gostou da conversa, do que viu, mas não garantiu nada, mesmo assim, o secretário da Sedel colocou o Castelão inteiramente revitalizado à disposição da CBF para qualquer jogo do Brasileiro ou de outra competição. E as melhorias e adequações seguem a todo vapor em todo Complexo Esportivo. De qualquer forma, Naldir Lopes e Antônio Américo voltaram otimistas da visita à entidade nacional.
O Maranhão se informa aqui – Em Imperatriz, governo lança nova versão do programa Maranhão Juros Zero
Se aprovado na vistoria, o Estádio Castelão poderá receber o jogo Brasil x Uruguai, dia 19 de novembro (terça-feira) pela 12ª rodada das Eliminatória Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. #OMaranhaoSeInformaAqui