Diário Sul Maranhense

Maranhão já recebeu 2.692 doações pelo Computadores para Inclusão até agosto

Computadores para Inclusão (Foto/Reprodução)

De janeiro de 2023 a agosto de 2024, foram doados 2.692 equipamentos e computadores recondicionados a alunos do Maranhão. As doações ocorreram por meio do Computadores para Inclusão, programa do Governo Federal. Executada pelo Ministério das Comunicações (MCom), a iniciativa tem como objetivo apoiar e viabilizar ações de promoção da inclusão digital para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, o Maranhão recebeu 1.225 doações e, até agosto de 2024, foram 1.467.

As máquinas e equipamentos são recebidos por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para dar novas condições de uso a equipamentos eletroeletrônicos e que oferecem cursos e oficinas, além do descarte ambientalmente adequado de resíduos. No Maranhão, os equipamentos recondicionados foram entregues em 141 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) de 84 municípios.

“Quando o governo começou, os Centros estavam presentes em pouco mais de 15 estados. Hoje, nós vamos fechar este ano com os CRCs presentes em todos os estados do Brasil”, adiantou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em sua participação no programa de rádio “Bom dia, Ministro”, nesta quarta-feira, 4 de setembro.

De acordo com o ministro, o programa está sendo fortalecido em todos os estados e, atualmente, conta com a plena atenção do Governo Federal, para que seja possível, nesses Centros, fazer toda a operação correta de descarte dos resíduos eletroeletrônicos, “e a gente volte com esses equipamentos para atender em pontos de inclusão, fazendo esse papel de inclusão social neste país”.

O Maranhão se informa aqui – Aplicativo usa IA para simular avaliação das provas do ENEM, está disponível gratuito à estudantes

Estado contabiliza 1.467 equipamentos recebidos neste ano e 1.225 em 2023. Doações são feitas a centros que atendem alunos em situação de vulnerabilidade social.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Deixe seu comentário