Diário Sul Maranhense

Filhos inspirados pelos pais empreendedores compartilham desafios e lições de vida

Pedro e seu pai, Wilson Melo, compartilham a paixão pela meliponicultura (Foto/Reprodução)

No Dia dos Pais, celebramos os laços familiares e também as histórias de empreendedorismo que moldam trajetórias profissionais e pessoais das futuras gerações. Para celebrar a data, a ASN ouviu Pedro Melo e Ana Carolina Felix, filhos de pais empreendedores no interior do Maranhão, que compartilham suas experiências e aprendizados.

Melinative e o legado de determinação

Pedro Melo, aos 27 anos e à espera do seu primeiro filho, assumiu a posição de CEO na empresa Melinative em 2021. Empresa especializada em meliponicultura (a criação de abelhas sem ferrão) foi fundada por seu pai, Wilson Melo. A jornada da Melinative em 1984 começou quando Wilson, após concluir seus estudos na escola agrotécnica em São Luís, descobriu o potencial da apicultura.

Hoje, a Melinative é uma referência na produção de mel e seus derivados, com reconhecimento tanto em âmbito estadual quanto nacional. Para Pedro, o maior desafio é honrar o legado de seu pai. “Ele persistiu, acreditou no potencial do produto e dedicou-se a torná-lo conhecido. O Sebrae tem sido um parceiro fundamental nesse processo, auxiliando na estruturação e crescimento da empresa.”

O reconhecimento que a Melinative desfruta atualmente é resultado do trabalho de Wilson Melo, e essa história inspira Pedro a seguir adiante. “O reconhecimento que a Melinative tem hoje é fruto do trabalho incansável do meu pai”, exalta.

Vale de bênção e o sonho realizado

Na zona rural de Balsas, Ana Carolina, com 29 anos, encontrou inspiração na trajetória de seu pai, Nilton Félix. Formada em técnico em agropecuária e enfermagem, Ana divide seu tempo entre administrar o escritório da agroindústria “Vale de Bênção” e trabalhar como técnica de enfermagem.

A Vale de Bênção, nasceu em 2017, uma pequena fábrica de polpas de frutas, que cresceu e se tornou sinônimo de qualidade na região. Além das polpas, a agroindústria agora também fabrica temperos e alguns produtos de panificação. Ana orgulhosamente compartilha que seu pai sempre quis montar o próprio negócio. “A empresa do meu pai a Vale de Bênção. Nome já diz tudo é uma benção! Ele começou a fabricar polpas de frutas e percebeu que era um negócio que poderia crescer.

Além da determinação, a busca por conhecimento é um dos principais exemplos que Nilton plantou nos filhos. “Ele foi em busca de conhecimento para poder se organizar em todas as áreas e principalmente na parte da documentação. Com a ajuda de parceiros como o Sebrae hoje a empresa do meu pai é toda organizada e também crescendo e aumentando o número de clientes que gostam muito dos nossos produtos”, ressalta.

Lições para vida

Ambos os jovens destacam a persistência como a principal lição aprendida com seus pais. Em uma época em que o mercado rural ainda não conhecia bem os produtos que vendiam, a determinação em seguir em frente e acreditar no potencial do negócio foi crucial para o sucesso. No mundo desafiador do empreendedorismo, o apoio familiar e o legado de trabalho árduo são verdadeiros tesouros.

O Maranhão se informa aqui –  Verão Balsas se estenderá até 18 de agosto com shows e vasta programação

A união familiar é base fundamental para a consolidação da empresa Vale de Bênção. (Foto/Reprodução)

Em Balsas e região, filhos relatam como seus pais, fundadores de negócios de sucesso no Maranhão, moldaram suas trajetórias profissionais e pessoais. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário