A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 11ª Delegacia Regional de Balsas, cumpriu na tarde de quarta feira, 20/06/2024 mandado de prisão preventiva em desfavor de Odair Saraiva de Sousa, suspeito de envolvimento na morte do comerciante Israel Costa Carmo, na cidade de Riachão em 25/07/2022, em um caso que chocou a comunidade local.
Os elementos coletados durante a investigação deram conta que Mateus de Sousa Bezerra, o Capetinha, em conluio com outros 04 indivíduos, decidiu matar Israel após ter descoberto um caso extraconjugal da vítima com a sua companheira; para tanto, reuniu-se com alguns amigos e juntos planejaram a execução do comerciante, e a rota de fuga após a consumação do delito.
Após diligências ininterruptas da polícia civil, Mateus de Sousa foi detido por volta das 13h00min do dia 26/07/2022 às margens da rodovia BR 230, próximo ao povoado Grota de Areia, zona rural de Riachão – MA, quando se preparava para fugir da cidade, e por este fato foi autuado em flagrante delito, e sua prisão convertida em preventiva pelo Juízo.
Ao longo do procedimento investigativo, todos os demais coautores do crime foram identificados, e individualizada a participação de cada um, desde o fornecimento da arma do crime, os veículos de fuga e o local para servir de esconderijo do grupo.
Em atendimento a representações da autoridade policial, foram decretadas pelo Juízo da Vara Única de Riachão as prisões preventivas de 04 acusados, e a internação provisória de um adolescente, que auxiliou os criminosos na fuga e na tentativa de se desfazer dos vestígios do crime.
Além da prisão em flagrante de Mateus, a Polícia Civil cumpriu os mandados de prisão em desfavor de João Pedro Taveira de Sousa, o condutor de uma motocicleta utilizada no crime, Bernardo Silva Macedo, que forneceu a arma do crime, bem como a internação provisória do adolescente infrator. Apenas o acusado Odair Saraiva de Sousa, que prestou auxílio para fuga do executor em seu próprio automóvel – permanecia foragido, até ser capturado e preso na tarde de hoje.
Os adultos respondem por homicídio triplamente qualificado, associação criminosa e corrupção de menores, e permanecem à disposição da Justiça.
O Maranhão se informa aqui – No Maranhão, 408 armas de fogo são apreendidas por órgãos federais em 16 meses
O preso e outros 4 indivíduos participaram da morte de um comerciante de Riachão em 25/07/2022. A vítima teria um caso com a mulher de um dos agressores. #OMaranhaoSeInformaAqui