Durante a reunião entre os órgãos do Estado, foram discutidos os detalhes iniciais para a implementação do programa, que irá beneficiar diretamente os pequenos produtores rurais. A parceria prevê a seleção e indicação das localidades elegíveis para participar do programa, por meio da Saf; além do acompanhamento e da orientação dos produtores para alcance de metas, por meio da assistência técnica ofertada pela Agerp.
Para o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Leonilson Araújo, a união entre os órgãos é determinante para o sucesso do programa. “A união de esforços é primordial para fortalecer a produtividade da pecuária maranhense, especialmente nas regiões mais remotas e carentes. Com o apoio da Saf e da Agerp, estamos garantindo também mais renda e qualidade de vida para os pequenos produtores”, afirmou.
O programa +Genética no Sertão será desenvolvido em municípios que já apresentam aptidão para a caprinocultura e ovinocultura. As doses para inseminação dos rebanhos, bem como a logística de transporte até os municípios são de responsabilidade da Conafer. Além do aumento da produtividade animal, o programa também visa elevar a qualidade dos produtos de origem animal e reduzir a vulnerabilidade socioeconômica.
Ainda de acordo com o superintendente do Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural, a reunião foi uma oportunidade para apresentar os entraves para execução do programa e encontrar caminhos conjuntos para solucioná-los. O próximo passo é estruturar como os órgãos irão desenvolver e executar suas atribuições para garantir a efetividade do programa.
Além do superintendente, participaram da reunião o superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário da Sagrima, João Batista Fernandes; o assessor, Brandão Neto; o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agerp, Arthur Soares; e médico veterinário da Saf, Antonio José.