Diário Sul Maranhense

Corpo de Bombeiros alerta sobre o risco de incêndios em Balsas e sul do Maranhão

Quartel do 4º Batalhão de Bombeiros Militar em Balsas (Foto reprodução)

Com o fim do período chuvoso e início do verão, o clima seco e a baixa umidade relativa do ar reúne as condições ideais para o aumento de incêndios ambientais em áreas urbanas e rurais na região de Balsas e sul do Maranhão. 

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM/MA) em Balsas, destaca a importância da conscientização da população, da prevenção e da eficiência da fiscalização para minimizar os problemas causados pelos incêndios neste período do ano em Balsas e sul do Maranhão. 

Em entrevista ao Programa Alerta Balsas, da TV Capital, canal 8, o tenente Francisco do Corpo de Bombeiros destacou que existem leis, federais, estaduais e municipais que proíbem o uso de queimadas em terrenos baldios, áreas de vegetação, lixos, na zona urbana e também na zona rural usando o fogo para a limpeza de áreas para agricultura, uso de fogueiras e até jogando pedaços de cigarro na vegetação seca que acabam ocasionando queimadas. 

“Quem faz queimadas está cometendo crime e está sujeito às sanções da lei. O Corpo de Bombeiros, orienta que para limpar terrenos, o cidadão deve fazer a derrubada do mato que na maioria das vezes é uma vegetação renovável, que façam compostagem e não faça queimada. Se porventura o cidadão precisa limpar um lote, um terreno tem que entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e solicitar a autorização para que seja feita a liberação para se fazer a queimada”, disse. 

Na zona rural os incêndios podem ser causados por diversas razões, como: a prática de queimadas para limpezas de áreas para agricultura, descuido com fogueiras e cigarros que além de causar danos à vegetação, podem atingir animais, destruir propriedades e afetar a qualidade do ar. 

De acordo com o tenente Francisco, a conscientização da população sobre os riscos do uso do fogo e a fiscalização para coibir práticas ilegais são as medidas que precisam ser abraçadas por toda a sociedade, já que os focos de queimada também pode piorar os casos de problemas respiratórios, especialmente das crianças, de idosos e pessoas com problemas respiratórios. 

O Maranhão se informa aqui – Prefeitura de Balsas anuncia dia “D” de vacinação contra a paralisia infantil para sábado, dia 08 

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM/MA) em Balsas, destaca a importância da conscientização da população, da prevenção e da eficiência da fiscalização. #OMaranhaoSeInformaAqui  

Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

Deixe seu comentário